Paulo Pegoraro
De Cascavel
Os 42º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), que serão disputados em Toledo (45 quilômetros a oeste de Cascavel) de sexta-feira até o dia 16, tiveram a ‘‘largada’’ ontem com a realização do congresso técnico, no qual foi confirmada a participação de 78 municípios, não realizando-se a expectativa dos organizadores, de que seriam mais de 95 (número de municípios classificados).
Fernando Sanches, da Paraná Esporte, que esteve presente ao encontro, disse que no máximo até segunda-feira o Estado repassará ao Município os R$ 120 mil necessários para apoio logístico à realização dos JAP’s. O prefeito Derli Donin, que está viajando, havia ameaçado cancelar a participação do município na organização, pelo atraso no repasse. Além disto, ele quer que o governo estadual assuma pelo menos parte dos gastos já feitos, de quase R$ 150 mil. A propósito, o secretário municipal de Esportes, Mauro Maiorki, lembrou ontem que os JAP’s ‘‘são do Estado’’.
No congresso técnico também foram definidos os grupos da categoria B. Toledo, por exemplo, disputará a fase inicial com Ponta Grossa e Goioerê no basquete masculino; Londrina, Maringá e Palotina na bocha; Maringá, Medianeira e Coronel Vivida no futsal; São José dos Pinhais, Medianeira e Nova Esperança no futebol feminino; Marechal Cândido Rondon e Mamborê no futebol masculino; Castro, Goioerê e Umuarama no handebol feminino; e com Apucarana e Nova Esperança no vôlei feminino.
A abertura dos 42º Japs será às 20 horas de sexta-feira, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, completando-se a cerimônia com fogos de artifício e show do grupo musical Gera Samba.

mockup