Começa o Aberto de Curitiba
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 01 de abril de 1999
Arquivo FolhaNoboru Yagui, de LondrinaIsnard Cordeiro 
O Paraná reúne, a partir de hoje, no campo do Graciosa Country Clube, em Curitiba, as maiores estrelas do golfe brasileiro, no mais tradicional torneio do Brasil: o 51º Aberto Cidade de Curitiba, que tem patrocínio do HSBC e da Renault. O campeonato vai colocar em ação os dez melhores do atual ranking brasileiro e de amadores, razão pela qual a competição será do mais alto nível, especialmente nos primeiros dias. Isso sem falar no torneio Pro-Am, que terá 21 profissionais e 63 dos melhores amadores que estarão participando do importante evento.
Na categoria scratch (a principal do golfe amador) o Paraná estará muito bem representado no Aberto, hoje, amanhã e domingo (54 buracos, sendo 18 por dia). Jogando em seu campo, Ivo Leão passa a ser o principal nome para competir em igualdade de condições com os maiores jogadores do Brasil, caso do líder do ranking, Rodrigo (Lilico) Lacerda Soares, vencedor dos Abertos Cidade de São Paulo e do São Paulo Golf Club. Mas o Paraná terá ainda bons valores a representá-lo, casos de Alexandre Freudenberg, Caetano Guimarães, Joel Fleischfresser, Caetano Guimarães, Noboru Yagui (de Londrina), Paulo Kokubo e Guilherme Diniz, entre outros. São Paulo terá, além de Lilico, Ricardo Iversson; o Rio com Pedro Garcia de Souza e Philippe Gaisner; e o Rio Grande do Sul traz como destaque Ricardo Góes e Octávio Villar, jogadores que já integraram a seleção brasileiras em várias oportunidades.
Também de hoje a domingo estarão competindo as melhores golfistas do Brasil. Pena que as paranaenses Tatiana Guimarães e Patrícia Carvalho serão grandes ausências. As duas estarão integrando a seleção brasileira pré-juvenil, que está disputando, desde o dia 28, na Bolívia, o Sul-Americano da categoria. As duas não poderão enfrentar Maria Priscila Iida, de São Paulo, que é integrante da seleção brasileira há anos, desde as categorias de base. Também estarão presentes outras jogadoras da seleção, casos de Isabel Dornellas e Mariana de Biase, do Rio, e da gaúcha Cristina Baldi. Com a ausências das duas curitibanas, caberá a Jovana Fuganti representar o golfe estadual contra as feras brasileiras.


