Começa hoje a segundona
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de fevereiro de 1999
Isnard Cordeiro 
O Campeonato Paranaense da Série A-2 (segunda divisão) começa hoje cheia de atrações: com exceção de Curitiba e Ponta Grossa, a Segundona-99 reunirá equipes das principais cidades do Estado - Londrina, Maringá, Cascavel, Umuarama e Foz do Iguaçu. Este fato pode fazer deste campeonato o maior da história da segunda divisão paranaense: clubes de tradição, como Londrina e Maringá, estão na briga para retornar à elite do futebol estadual no ano da virada do século. Concórdia x Sorec, em Marechal Cândido Rondon, abre o torneio hoje à noite (veja texto nesta página). A primeira rodada será completada amanhã.
Serão 17 equipes representando 16 cidades. O único município com dois representantes é Londrina, já que, além do Tubarão, a Portuguesa Londrinense estará participando novamente - a Lusinha foi a terceira colocada da Segundona-98. As outras atrações serão as equipes de Formosa do Oeste e Assaí, que vão estar debutando em competições oficiais promovidas pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). A segunda divisão deste ano resgatará também a participação de algumas cidades que já tiveram grandes clubes, mas que estavam com atividades paralisadas e estão retornando ao profissionalismo.
As equipes foram divididas em três grupos. No Grupo A estão Londrina, Arapongas, Assaí, Comercial, Nacional e Portuguesa; no B figuram Foz, Sorec, Iguaçu, Prundentópolis, Concórdia e Coronel Vivida. No Grupo C vão jogar Maringá, Umuarama, Paranavaí, Sport Paraná e Cintos Mima.
Na primeira fase, as equipes jogarão entre si em turno e returno nos respectivos grupos, classificando-se as duas primeiras de cada grupo, mais duas equipes pelo índice técnico geral. As duas últimas da primeira fase serão rebaixadas para a Série A-3 de 1999.
A segunda, terceira e quarta fases (final) serão disputadas no sistema de playoff, eliminatório. Os playoffs serão disputados em três confrontos: Jogo 1 - 1º do Grupo A x 2º índice técnico; Jogo 2 - 1º de B x 1º índice técnico; Jogo 3 - 1º de C x 2º de B; e Jogo 4 - 2º de A x 2º C. A terceira fase prevê os confrontos entre os vencedores do Jogo 1 x Jogo 3 e Jogo 2 x Jogo 4. Os vencedores estarão garantidos na Série A-1, no ano que vem, e decidirão o título a partir do dia 27 de junho.


