A cidade de Rolândia (25 km a oeste de Londrina) sedia, de hoje até o dia 18, a 2 Copa Sul-Americana de Futebol, torneio que reunirá 94 equipes do Brasil, Paraguai e Argentina, com cerca de 1.600 jogadores. As disputas serão nas categorias pré-mirim (nascidos em 90/91), mirim (88/89), infantil (86/87) e juvenil (85).
Segundo o secretário de Esportes de Rolândia, Sérgio Amílcar Pereira, o Soco, os principais objetivos desta competição são ''revelar jogadores, motivar a garotada que estiver na disputa e colocar a cidade na mídia''. Na apinião dele, ''se destes quase 1.600 atletas, três ou quatro derem certo, já valeu a pena todo o esforço realizado''.
Uma coisa é certa: empresários e olheiros de todo o Brasil e do exterior estarão presentes esta semana em Rolândia. O sistema de disputa na primeira fase será o da divisão das equipes em grupos de quatro, com os dois primeiros se classificando. Daí por diante entra o mata-mata.
Os jogos serão realizados nos campos do Conjunto Parigot de Souza, KM 7, KM 11, Distrito de Bartira, São Martinho e no Estádio José Garbelini, em Cambé. As semifinais e finais acontecerão no Estádio Erik George.
Somados os jogadores presentes na competição, além dos dirigentes e empresários, perto de 2.700 pessoas estarão envolvidas no evento. Todo este pessoal está alojado em escolas municipais. O refeitório será no salão onde é realizada a tradicional festa da Oktoberfest, sendo que serão distribuídas cerca de 4 mil refeicões diárias.
Entre as equipes de renome do futebol brasileiro que estarão presentes, destaque para o Corinthians, Cruzeiro, Vitória-BA, Vasco, Ponte Preta, Botafogo-SP; além do San Lorenzo e Deportivo LuqueÀo, do Paraguai, e uma seleção da Coréia, que está excursionando pelo Brasil.
A abertura oficial acontece hoje, no Estádio Erik George, a partir das 8 horas, com o desfile das equipes, seguida de uma partida entre os times da Plastmóveis, de Rolândia, e o Cambé Atlético Clube, que terá a arbitragem de Afonso Vítor de Oliveira; uma homenagem ao árbitro.

mockup