Começa hoje e vai até domingo, no Ginásio Tarumã, em Curitiba, a 13 Copa Quatro Continentes de Ginástica Rítmica. Cerca de 100 atletas de 14 países (Brasil, África do Sul, Coréia, Austrália, Argentina, Canadá, China, Taiwan, EUA, Malásia, México, Nova Zelândia, Uruguai, Venezuela) estão na competição no adulto, infantil, grupo e individual.
O Brasil foi escolhido para sediar o campeonato pelos excelentes resultados que vem obtendo em competições internacionais. A escolha do Paraná se deveu à infra-estrutura disponível para o evento.
A copa será uma chance para a ginástica brasileira confirmar sua hegemonia nas Américas, depois da conquista do título nos Jogos Pan-Americanos em 2000, em Winnipeg (Canadá). A base é a mesma que disputou as Olimpíadas de Sidney, com Dayane Silva, Flavia Faria, Natalia Eidt e Thalita Nakadomari. A única estreante é Gabriela Andrioli.
A técnica da equipe brasileira, Barbara Laffranchi, espera muita dificuldade. ''Será uma competição muito equilibrada'', prevê.
No Grupo A juvenil estão África do Sul, Canadá, Malásia, México, Uruguai e Venezuela. E no B Argentina, Brasil, Chile, Coréia e Estados Unidos. Serão classificadas três equipes para a final. No adulto, o Grupo A tem África do Sul, Argentina, Coréia, México, Nova Zelândia, Taipei e Venezuela, e o B, Brasil, Canadá, Chile, China, Malásia e Uruguai. Quatro equipes passarão para a final.
Na competição individual, oito atletas da categoria adulta e seis da categoria juvenil disputarão a final do torneio.

mockup