São Paulo - Mano Menezes inicia hoje o trabalho na seleção brasileira de futebol com a missão de formar um grupo em condições de brigar pelo título mundial na Copa de 2014. O treinador fará sua estreia diante dos Estados Unidos, em amistoso que acontece em Nova Jersey, a partir das 21 horas (de Brasília).
Mano foi convidado a assumir o cargo de técnico da seleção após os dois favoritos do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, declinarem do convite. Luiz Felipe Scolari e Muricy Ramalho preferiram permanecer nos comandos de Palmeiras e Fluminense, respectivamente. Sem muitas outras opções, Teixeira decidiu apostar no ex-técnico do Corinthians.
Acatando a determinação de seu superior, o treinador promoveu logo em sua primeira convocação uma renovação na seleção brasileira já visando a disputa da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá em solo brasileiro. Da equipe que naufragou na Copa do Mundo da África do Sul, somente quatro jogadores foram lembrados: Daniel Alves, Thiago Silva, Ramires e Robinho, o mais experiente de todos.
Os demais convocados são jovens. Alguns pouco conhecidos dos torcedores, como o zagueiro David Luiz, do Benfica, e o meia Ederson, do Lyon. Outros estão na boca do povo e chegaram a ser cogitados para integrar a seleção que foi à África do Sul, mas foram esquecidos pelo então técnico Dunga. São os casos dos santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso e o paranaense Alexandre Pato, que têm totais condições de se firmarem com a camisa amarela.
''O treinador está apostando em muitos jogadores, mas espero que possa aproveitar bem essa oportunidade. Ainda sou novo, então tenho que aproveitar essa minha juventude'', completou Ganso.
Ele disse ter encontrado na seleção um ambiente diferente do existente no Santos. ''Aqui estamos representando o Brasil e isso é um grande orgulho. Não dá para comparar com o clube. E estamos aproveitando também para nos conhecermos'', observou o meia santista, que ocupará o lugar de Kaká na nova seleção brasileira.
Se o Brasil conta com apenas quatro jogadores que estiveram no último Mundial, nos Estados Unidos a renovação será mais lenta. A seleção do 'Tio Sam' com 14 jogadores que disputaram a última Copa.
O técnico Bob Bradley convocou várias de suas principais figuras como o capitão Landon Donovan, o goleiro Tim Howard e o volante Michael Bradley. ''Este jogo é uma grande oportunidade para mostrarmos muitos dos jogadores da equipe da Copa do Mundo que ganhou o respeito e o apreço dos torcedores de todo o país'', disse Bradley.
O treinador acrescentou: ''nosso objetivo continua sendo competir com êxito contra as melhores equipes do mundo. Com um grupo muito talentoso de jogadores, o Brasil será outro teste difícil''.
As novidades na seleção de Bradley são os meio-campos Alejandro Bedoya e Sacha Kljestan e o zagueiro Chad Marshall.
A última vez que Estados Unidos e Brasil se enfrentaram foi na final da Copa das Confederações-2009, quando os brasileiros conseguiram reverter um placar desfavorável de 2 a 0 para conquistar o torneio, com uma vitória por 3 a 2.





EM NOVA JERSEY

Estados Unidos

Tim Howard, Bocanegra, Cherundolo, Marshall e Spector; Bradley, Landon, Edu, Donovan e Kljestan; Buddle e Herculez Gomez. Técnico: Bob Bradley

Brasil

Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Hernanes, Ramires e Paulo Henrique Ganso; Robinho e Alexandre Pato (Neymar). Técnico: Mano Menezes

Árbitro: não divulgado
Estádio: New Meadowlands
Horário: 21 horas (de Brasília)

mockup