Com um elenco reformulado e jovem, o Londrina Basketball estreia nesta terça-feira (23) no Campeonato Brasileiro, organizado pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete). A competição é classificatória para o NBB (Novo Basquete Brasil) e substitui a extinta Liga Ouro.

Londrina estreia nesta terça diante do Brusque. LEC enfrentará ainda Ponta Grossa, Maringá, Corinthians (RS) e Joinville
Londrina estreia nesta terça diante do Brusque. LEC enfrentará ainda Ponta Grossa, Maringá, Corinthians (RS) e Joinville | Foto: Gustavo Carneiro/Folha de Londrina

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Brasileiro será disputado em espécie de 'bolhas' com um única cidade sediando todas partidas. São 12 equipes divididas em dois grupos. Londrina está na Conferência Hélio Rubens, ao lado de Ponta Grossa, Maringá, União Corinthians (RS) e dos catarinenses Joinville e Brusque. A Conferência Gérson Victalino, que já teve início, conta com Botafogo, Osasco, Anápolis (GO), Vila Nova (GO), Blumenau e Black Star, de Joinville.

"A pandemia nos trouxe muitas dificuldades e perda de patrocinadores. Por isso, estamos em um processo de reconstrução e remontagem do time. Mudamos o perfil e temos um grupo jovem, com média de idade de 21 anos, e de jogadores que vão para a sua primeira experiência em competições nacionais", afirmou o gestor do clube, Paulo Arns.

As restrições de atividades causadas pela pandemia também atrapalharam a preparação da equipe. Os treinos começaram a apenas duas semanas e muitos trabalhos precisaram ser individualizados.

"A parte técnica e o entrosamento ficaram comprometidos. Por outro lado, temos um time jovem e isso pode ajudar na maratona de jogos que teremos pela frente", frisou o técnico João Victor Freitas, que chegou ao clube em 2018 e que até o ano passador era assistente técnico.

O primeiro turno da Conferência Hélio Cury será disputado do dia 23 ao dia 28 em Ponta Grossa. Serão cinco partidas em seis dias. O returno acontece em Brusque, em março e no mesmo formato. Os dois primeiros colocados se classificam diretamente para as quartas de final. Os outros quatro enfrentam em jogo único os classificados entre o terceiro lugar e a sexta posição da outra conferência. Os vencedores vão para as quartas de final.

"Temos Ponta Grossa e Corinthians com um investimento maior e Joinville um pouco abaixo. Já Londrina, Brusque e Maringá tem estruturas semelhantes", apontou o técnico londrinense. "Acredito que podemos sentir um pouco neste primeiro turno e a nossa meta é pelo menos duas vitórias. No segundo turno estaremos melhor preparados e podemos buscar mais vitórias para chegar as quartas de final".

A estreia nesta terça é diante do Brusque, às 14h, no ginásio Borel Du Vernay. O elenco do Londrina Basketball conta com 12 jogadores, sendo três das categorias de base. A equipe novamente vai jogar com o uniforme do Londrina Esporte Clube.