SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Puskas Arena, em Budapeste, recebeu nesta terça-feira (15) 55.662 torcedores na derrota da seleção da casa, a Hungria, para Portugal, por 3 a 0, pela Eurocopa. Os gols foram marcados por Guerreiro e Cristiano Ronaldo (2). Com isso, os portugueses somaram os primeiros três pontos em disputa no Grupo F.

Imagem ilustrativa da imagem Com show e recorde de Cristiano Ronaldo, Portugal vence a Hungria pela Eurocopa
| Foto: Bernadett Szabo/POOL /AFP

Cristiano Ronaldo quebrou dois recordes nesta estreia. Se tornou o primeiro jogador a participar de cinco edições da Eurocopa e se tornou o maior artilheiro da história da competição. Com os dois gols, o atacante chegou a 11 e deixou para trás o francês Michel Platini, que tem nove gols marcados.

Entre todos os 11 estádios que vão receberam jogos do torneio, o da capital húngara o único que poderá receber a capacidade máxima de público. O confronto de abertura, entre Itália e Turquia, no Olímpico de Roma, foi visto por 17.500 pessoas. A lotação é de 72 mil.

Visando a Eurocopa, o premiê nacionalista Viktor Orbán afrouxou as restrições antes impostas por seu governo para combater a pandemia da Covid-19. Qualquer pessoa que comprove ter sido vacinada pode comparecer a eventos em ambientes fechados, ir a restaurantes, teatros e cinemas.

É estimado que 5,3 milhões de pessoas no país tenham sido vacinadas contra Covid. A população da Hungria é de 9.8 milhões. Orban importou vacinas da Rússia e da China. Segundo ele, a vacina é um "colete à prova de balas" contra o coronavírus.

O público teve acesso à arena nesta terça depois de coletar uma pulseira que indica a imunidade. Torcedores de outros países também puderam comparecer desde que mostrassem teste PCR negativo feito 72 horas antes do início da partida.

O estádio também vai receber o confronto entre Hungria e França (dia 19), Portugal e França (dia 23) e um jogo das oitavas de final (dia 27).