Corinthians e Flamengo fazem um dos duelos mais esperados do futebol brasileiro em 2024 neste domingo (20) valendo vaga na decisão da Copa do Brasil. Os rivais se enfrentam no jogo de volta da semifinal, às 16h, na Neo Química Arena. O Rubro-negro tem a vantagem do empate por ter vencido a primeira partida por 1 a 0. O Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar. Caso vença por um gol, a disputa vai para os pênaltis.

O londrinense Matheuzinho marcou um golaço na goleada sobre o Athletico e neste domingo reencontra o seu ex-clube
O londrinense Matheuzinho marcou um golaço na goleada sobre o Athletico e neste domingo reencontra o seu ex-clube | Foto: Felipe Gouveia/Código 19/Folhapress

Além de toda a rivalidade histórica entre os clubes e valer uma vaga na final da competição mais cobiçada do país - o campeão fatura R$ 73 milhões -, o jogo ganhou mais ingredientes que devem elevar a temperatura em Itaquera.

A mudança da data do jogo por parte da CBF agradou ao Flamengo e desagradou ao Corinthians, que chegou a recorrer ao STJD. Os clubes vivem um imbróglio pela transferência do goleiro Hugo Souza ao time paulista e ainda tem a dívida do Timão pela compra do lateral Matheuzinho, já cobrada publicamente pelo rival.

Em campo, a rodada do meio de semana trouxe preocupações para o lado carioca e euforia para os paulistas. Embalado pela Fiel e por Memphis Depay - o holandês marcou o seu primeiro gol no clube, mas não está inscrito na Copa do Brasil -, o Corinthians goleou o Athletico por 5 a 2 saiu da zona do rebaixamento do Brasileiro.

Apesar de um pouco de alívio no Nacional, a competição segue sendo a prioridade no Timão e alguns titulares podem ser poupados neste domingo.

"Sempre falamos que a prioridade era o Brasileiro. Não gostamos da decisão porque teríamos um jogo muito perto. Vamos analisar bem como o grupo chega, mas reforço: a prioridade é o Brasileirão. O resultado desta quinta não muda nada do que pensamos. Vamos brigar com o que temos porque viemos fazendo assim nas copas e está dando certo", disse Emiliano Díaz, filho e auxiliar do técnico Ramón Díaz.

O Corinthians deve jogar com Hugo Souza; Matheuzinho, Cacá, André Ramalho e Matheus Bidu; Martínez, Breno Bidon, Carrillo e Garro; Talles Magno e Yuri Alberto

No Flamengo, a derrota por 2 a 0 no clássico contra o Fluminense jogou um balde de água fria na empolgação com as duas primeiras vitórias sob o comando de Filipe Luís. O que amenizou um pouco a atuação ruim foi a ausência de titulares importantes, que foram poupados.

Nomes como Pulgar, Gerson, De la Cruz e Arrascaeta - que jogou apenas os minutos finais na quinta-feira - têm presença garantida na decisão deste domingo.

"Nós temos de esvaziar a cabeça rápido e começar a pensar no jogo do Corinthians e nos preparar da melhor maneira para fazer um grande jogo e classificar", afirmou o goleiro Rossi.

A provável escalação do Flamengo deve ser Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, De la Cruz (Léo Ortiz), Arrascaeta e Gerson; Gabigol (Plata) e Bruno Henrique.

São Januário

A outra semifinal será disputada neste sábado (19). Vasco e Atlético Mineiro se enfrentam às 18h30, em São Januário. Na primeira partida, o Galo venceu por 2 a 1 e joga pelo empate.

No meio de semana, o Atlético poupou todos os seus titulares e empatou com o Fortaleza, fora de casa, por 1 a 1. Já o Vasco, jogou completo e perdeu para o São Paulo por 3 a 0.