Com público de Série A, Santa Cruz corre risco na Série D
Tricolor pernambucano, que disputou a elite pela última vez em 2016, não depende só de si para chegar à segunda fase
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de julho de 2023
Tricolor pernambucano, que disputou a elite pela última vez em 2016, não depende só de si para chegar à segunda fase
Reportagem local
Faltando uma rodada para o final da fase de classificação, a Série D pode sacramentar o ocaso de um dos clubes mais tradicionais do futebol nordestino. O Santa Cruz, que disputou a Série A pela última vez em 2016, corre sério risco de ser eliminado da quarta divisão na rodada decisiva marcada para este domingo (23). Com mais de 14 mil torcedores no Arruda - público superior à média de algumas equipes da elite do Brasileirão -, o tricolor pernambucano ficou no empate com o Potiguar-RN por 1 a 1 na penúltima rodada, domingo (16), e segue fora do G4. É o quinto, com 20 pontos.
Para avançar à segunda fase, o "Santinha" precisa vencer o já eliminado Iguatu-CE fora de casa e secar pelo menos um de seus dois principais concorrentes por uma vaga: Pacajus-CE e Potiguar. Ambos têm 22 pontos cada e ocupam respectivamente a terceira e a quarta posições. O Pacajus vai enfrentar o Campinense-PB, em Campina Grande, time que não aspira a mais nada, enquanto o Potiguar recebe em Natal o Nacional de Patos (PB), que está classificado e briga pela liderança do grupo.
Rebaixado da Série B em 2021, o Brasil de Pelotas-RS é outro que pode viver o drama de uma eliminação precoce na quarta divisão. Em sexto lugar no grupo 8, com 17 pontos, o Xavante tem que vencer o Concórdia-SC em casa na última rodada (neste sábado, 22) e torcer por derrota de São-joseense-PR ou Camboriú-SC, respectivamente 3º e 4º colocados. O time paranaense (20 pontos) encara o vice-líder Caxias em Caxias do Sul (RS), e a equipe catarinense (19 pontos) recebe o eliminado Novo Hamburgo-RS.

