Monza - Mesmo com pneus novos, Juan Pablo Montoya, da Williams, foi o mais veloz ontem, no treino da pré-classificação do GP da Itália, no veloz circuito de Monza, com o tempo de 1min20s656. Mais do que isso, mostrou que tanto Williams como McLaren, como se esperava, não perderam a força imaginada pela Ferrari com o uso dos novos pneus Michelin, a ponto de o colombiano ser o favorito para conquistar a pole position na sessão de hoje.
A Ferrari chegou perto, mas não com Michael Schumacher. A exemplo do que vem ocorrendo desde a prova de Silverstone, Rubens Barrichello foi o mais rápido da equipe, com um bom segundo tempo, 1min20s784. Schumacher ficou em terceiro, ao fazer 1min21s268. O brasileiro Cristiano da Matta foi brilhante e ficou em quarto lugar com a Toyota (1min21s829). Seu companheiro de equipe, o francês Olivier Panis, ficou com o décimo tempo, com 1min22s372.
Não foi o resultado que a Ferrari esperava. Nos testes da semana passada, Schumacher fez a melhor marca (1min20s730) e Rubinho a segunda (1min20s850). Mas ontem, apenas uma semana depois, a dupla não conseguiu impor-se de novo. Montoya, que havia sido terceiro nos testes (1min21s054), superou os dois quando foi para valer.
O alemão foi mais lento que Rubinho na classificação para o grid em Silverstone e depois, tanto na sexta-feira como no sábado, nas etapas da Alemanha e Hungria. Ontem, em Monza, o brasileiro deu sequência à sua boa fase. ''Estou sempre aprendendo e não penso que Schumacher vive um mau momento.''
Já Montoya foi menos político do que Rubinho para falar do piloto alemão da Ferrari. ''Fiquei na frente dele, isso é o mais importante, meu principal adversário na luta pelo título'', disse o colombiano.
Além do acerto equivocado para as condições da pista, Schumacher atribuiu sua marca ao fato de ter sido o primeiro a sair para a tomada de tempo. ''Como sempre, sou eu quem encontra o asfalto mais sujo'', explicou o líder do campeonato.
Tanto Schumacher quanto Rubinho pensam ser possível a Ferrari conquistar a pole hoje. ''Estamos mais próximos, não há dúvida'', afirmou o alemão. Já o brasileiro lembrou o desenvolvimento do modelo F2003-GA, dos pneus Bridgestone, mas não escondeu: ''As características deste traçado veloz não favorecem nosso carro.''
A Rede Globo transmite hoje a sessão que definirá o grid da 14 etapa da temporada, a partir das 9 horas (de Brasília).

mockup