A seleção brasileira está de cara nova após a queda precoce nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. Conforme havia prometido, o técnico Carlo Ancelotti promoveu uma série de novidades em sua primeira convocação após o Mundial. No Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (9), o treinador anunciou os 26 jogadores que iniciam o novo ciclo da seleção rumo à Copa do Mundo de 2030.

Os convocados terão três compromissos pela frente. O Brasil enfrentará a Austrália em dois amistosos, nos dias 25 e 29 de setembro, em território australiano. O primeiro será em Townsville e o segundo, em Brisbane, ambos às 7h (de Brasília).

Depois, a seleção enfrentará a Índia, no dia 3 de outubro, em Calcutá, às 11h (de Brasília). Os jogos fazem parte da primeira sequência de amistosos do novo ciclo comandado por Ancelotti.

São estreantes na seleção brasileira os goleiros Pedro Morisco e Otávio, os laterais Matheuzinho e Mauro Júnior, os zagueiros Jair e Arthur Dias, e os meio-campistas Breno Bidon e Gabriel Bontempo. Destes, apenas Mauro Júnior, do PSV, e Jair, do Nottingham Forest, atuam fora do Brasil.

"A verdade é que estamos vendo todos os campeonatos e todos os jogadores brasileiros. Agora alguns jogadores do Brasil estão em condição física melhor porque o Campeonato Brasileiro está mais adiantado que outras ligas, mas não estamos priorizando jogadores que atuam no Brasil. Os jogadores que chamei do Brasileirão estão bem e podem ajudar a seleção. Também há jovens que não conheço, têm potencial e precisamos dizer a eles que estamos observando, precisamos preparar uma nova geração de jogadores para a seleção", destacou Carlo Ancelotti.

Segundo Ancelotti, a escolha por três goleiros que atuam no futebol brasileiro não é definitiva. Alisson, portanto, pode voltar a ser o titular da seleção ao longo do novo ciclo.

“Sobre os goleiros, vale o mesmo que para os outros jogadores. Taffarel está avaliando os jovens agora. Me parece que há outros também, não só no Campeonato Brasileiro, mas também na Europa. Otávio está atuando muito bem no Cruzeiro, assim como o Morisco. O Hugo Souza eu já conheço. Isso não quer dizer que os outros estejam excluídos. Alisson nós conhecemos muito bem. Quando chegar a competição, a próxima Copa América, se Alisson seguir sendo o melhor goleiro do Brasil, ele vai jogar. Mas agora temos que priorizar caras novas”, disse.

O treinador italiano também valorizou a possibilidade de trabalhar desde já pensando em todo o ciclo até a próxima Copa do Mundo. Segundo ele, o período mais longo à frente da seleção permitirá uma avaliação mais cuidadosa dos jogadores e a formação de uma nova geração.

“Sim, agora temos tempo para fazer as coisas com mais calma, tranquilidade e avaliar bem todos. A ideia é muito clara: colocar uma nova geração de futebolistas. Podemos fazer um trabalho sem pressa, tomando a decisão mais correta para o futuro. Falando de qualidade, acho que, neste momento, há algumas posições bem cobertas. No futuro, não vamos ter problemas com a defesa e com os atacantes. Temos que escolher meio-campistas. Neste momento, temos um pouco de carência no meio de campo. Isso é óbvio e vai determinar também o modelo de jogo para o futuro da seleção”, afirmou Ancelotti.

Confira a lista completa do técnico Carlo Ancelotti para os próximos amistosos da seleção brasileira:

GOLEIROS

Pedro Morisco — Coritiba

Hugo Souza — Corinthians

Otávio — Cruzeiro

LATERAIS

Matheuzinho — Corinthians

Wesley — Roma-ITA

Douglas Santos — Zenit-RUS

Mauro Júnior — PSV-HOL

ZAGUEIROS

Marquinhos — PSG-FRA

Arthur Dias — Athletico Paranaense

Jair — Nottingham Forest-ING

Gabriel Magalhães — Arsenal-ING

Vitor Reis — Manchester City-ING

MEIO-CAMPISTAS

Bruno Guimarães — Arsenal-ING

Andrey Santos — Manchester United-ING

Breno Bidon — Corinthians

Danilo — Botafogo

Douglas Luiz — Juventus-ITA

Gabriel Bontempo — Santos

ATACANTES

Vinícius Júnior — Real Madrid-ESP

Raphinha — Barcelona-ESP

Estêvão — Chelsea-ING

Endrick — Real Madrid-ESP

João Pedro — Chelsea-ING

Rayan — Bournemouth-ING

Pedro — Flamengo

Samuel Lino — Flamengo

mockup