PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - Metade da Série B do Campeonato Brasileiro já passou, e o Grêmio é quarto colocado com somente duas derrotas, 13 jogos de invencibilidade e a melhor defesa da competição. São apenas seis gols sofridos em 19 partidas.

Os sustos do início foram superados e a avaliação interna é que o time entrou em bom momento - deve aumentar a partir da estreia dos reforços já contratados. A ressalva na campanha, porém, é o desempenho como visitante.

Em dez partidas fora de casa na Série B, o Grêmio somou apenas uma vitória, além de oito empates e uma derrota. A fraca campanha como visitante é o asterisco na campanha, na visão interna do clube sobre o ano.

"Estamos perto de 60% de aproveitamento. Isso é aproveitamento de segundo colocado, mas a questão é que tanto Cruzeiro quanto Vasco deslocaram cedo do bloco. Dentro das nossas projeções, está sim. Tem um ou outro ponto, talvez a derrota em casa para a Chapecoense. Ali, jogamos bem e perdemos em uma fatalidade. Talvez mais uma vitória fora de casa, que seria possível também. Aquele jogo com o Ituano, que vencíamos e tomamos o gol aos 49. Hoje aqui. Está dentro do planejamento, um pouquinho para menos, mas está dentro do planejamento", disse Roger Machado, treinador do Grêmio.

Com 33 pontos, o Grêmio tem 57,9% de aproveitamento e acumula mais de dois meses de invencibilidade. O salto na tabela, para tentar encostar no líder, não apareceu. A aposta na Arena do Grêmio é no returno, com reforços e confrontos diretos em Porto Alegre.

"Era minha projeção de pontos? Não, não era. A minha projeção era maior. Faltaram pontos. E tem uns crimezinho aí no meio do caminho, né? Primeiro jogo do campeonato, por exemplo, contra a Ponte Preta", comentou Denis Abrahão, vice de futebol gremista.

O Grêmio volta a campo justamente diante da Ponte Preta, neste sábado (23), às 16h30, em Porto Alegre (RS). Em seu estádio, o time gaúcho tem a terceira melhor campanha do torneio, com 22 pontos somados em 27 disputados.

Para o confronto, apenas um de seus reforços não estará à disposição. O meio-campista Thaciano não completou seu esquema vacina contra a Covid-19 e deve perder os próximos dois jogos.

Em compensação, o volante Lucas Leiva está confirmado na delegação, mas ainda não tem garantia de que será titular. Ele disputa vaga com Villasanti e Campaz. No ataque, Guilherme ficará no banco de reservas.

O Grêmio deve atuar com a seguinte formação: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Lucas Leiva), Bitello e Campaz; Gabriel Teixeira, Diego Souza e Ferreira.

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Horário: Às 16h30 (de Brasília) deste sábado (23)

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)

VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Transmissão: Premiere