RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - A chegada de Fernando Diniz ao Fluminense aconteceu em meio a uma maratona de jogos e, neste início de trabalho, o treinador abriu o leque de opções, fazendo com que alguns nomes ganhassem mais espaço no elenco.

O tricolor carioca enfrenta, na manhã deste domingo (5), às 11h, o Juventude, no Alfredo Jaconi, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Jogadores como Nathan, Caio Paulista, Wellington e Pineida eram utilizados com por Abel Braga, que entregou o cargo no fim de abril, mas, entre análises e testes, passaram a ser opções mais frequentes desde a mudança na comissão técnica.

Sob o comando de Diniz, até aqui, foram oito partidas. Neste período, Wellington foi titular em sete, mas pode ver a concorrência aumentar com o retorno de Felipe Melo, recuperado de lesão no joelho direito. Nathan, por sua vez, iniciou seis duelos.

Caio Paulista é outro jogador "apadrinhado" por Diniz. O atacante, que passou por período "esquecido" nesta temporada, até ganhou espaço nos últimos jogos do ex-treinador, no entanto, se consolidou após a mudança no comando. O atleta atuou 174 minutos nas últimas partidas.

"O Caio, de fato, entrou muito bem. É um jogador que tem identificação com aquilo que penso sobre futebol. O jeito que o time joga, favorece. Ele tem tudo para andar cada vez melhor comigo. Sempre gostei dele quando jogava contra, acho que estamos conseguindo aproveitar o melhor dele", disse o técnico, após a derrota para o Flamengo, no último domingo (29).

Por vezes terceira opção de Abel para a lateral esquerda, Pineida recebeu chance logo no segundo jogo do novo treinador e foi titular em sequência contra Palmeiras, Vila Nova (pela Copa do Brasil), Athletico-PR e Unión Santa Fe (Sul-Americana), mas uma lesão na coxa o afastou. Recuperado, foi relacionado contra o Fla, mas não foi acionado, e vive a expectativa de reassumir a posição.

Por falar em lateral, o setor tem sido uma "pedra no sapato" neste início de caminhada de Diniz na volta às Laranjeiras. Contra o Fla, ele colocou Yago Felipe na esquerda, sendo que o volante já havia atuado na ala oposta em partidas anteriores. O próprio Caio Paulista, citado anteriormente, também foi analisado no setor.

Para a lateral direita, há as opções de Samuel Xavier e Calegari, que era volante na base. Já na esquerda, são três nomes: Pineida, Cris Silva e Marlon. Sendo assim, existe a chance que, com este até então inédito período de treinamento, o comandante faça ajustes.

"O Yago é um jogador polivalente, ele se esforça sempre para cumprir as funções, um cara identificado com o clube, um cara que eu, particularmente, gosto muito. Ele tentou fazer o melhor", apontou.

A semana sem compromisso, inclusive, pode iniciar uma nova página. Como o UOL Esporte publicou no último dia 25, com a agenda cheia e algumas partidas decisivas no calendário, Diniz começou sua nova passagem pelo Flu mais "maleável" e fazendo adaptações visando resultados positivos.

A primeira derrota aconteceu no clássico com o time rubro-negro. Até então, o treinador estava invicto, com cinco vitórias e dois empates.

Com tempo para trabalhar, o treinador procura fortalecer, junto ao grupo, o que imagina de estilo de jogo, podendo adotar nova postura daqui em diante.

Neste domingo, o Juventude aposta no fator casa e na volta de jogadores importantes, como o goleiro Felipe Alves e o meia Óscar Ruiz. Com isso, o clube de Caxias do Sul deve ir a campo com um time considerado perto do ideal: Felipe Alves; Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Jean, Jadson, Óscar Ruiz e Chico (Bruninho); Isidro Pitta e Paulinho Moccelin (Capixaba).

Estádio: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Horário: 11h (de Brasília) deste domingo (5)

Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)

Transmissão: Premiere