O Londrina estreia domingo (23) no Campeonato Paranaense e vai encontrar um estádio do Café com os velhos problemas. O jogo contra o Maringá será disputado sob um gramado que está longe do ideal e que apresenta irregularidades no terreno.

Servidores da FEL trabalham no gramado do Café para a estreia do LEC no Paranaense
Servidores da FEL trabalham no gramado do Café para a estreia do LEC no Paranaense | Foto: Gustavo Carneiro/Folha de Londrina

Além dos trabalhos emergenciais que estão sendo feitos no local para tentar amenizar os problemas, a FEL (Fundação de Esportes de Londrina) promete profissionalizar a gestão para superar as dificuldades históricas de estrutura da praça esportiva.

O LEC fez dois treinos nos últimos dias no Café e encontrou um gramado desgastado, irregular, com falta de grama nas duas pequenas áreas e uma mistura de vários tipos de grama, além das indesejadas tiriricas. No segundo semestre do ano passado foi realizado um trabalho de descompactação do solo, com o objetivo de oxigenar o gramado. Uma nova etapa está prevista para o mês de março.

Leia mais sobre o LEC

Imagem ilustrativa da imagem Com gramado ruim, Café terá gestão profissional, promete FEL

"Estamos fazendo um trabalho paliativo, com o corte adequado, irrigação e adubação. O campo não está perfeito, mas está liberado para os jogos", admitiu o presidente interino da FEL, Gustavo Richa. "Os nossos servidores fazem o que podem, mas infelizmente não são especialistas".

Para acabar com as soluções emergenciais, Richa garante que a entidade vai contratar uma empresa especializada para fazer a manutenção e o cuidado do gramado. A primeira tentativa é com o antigo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), hoje IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). Caso a parceria não seja possível, do ponto de vista legal, será aberta uma licitação para a contratação de uma empresa privada.

"Da mesma forma queremos contratar a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) para realizar todos os outros tipos de manutenção, como parte elétrica, hidráulica, limpeza e pintura. A contratação de uma entidade pública é possível e por dispensar licitação, acaba sendo um processo mais rápido", frisou Richa. "O estádio é utilizado por uma equipe profissional e o mínimo que podemos oferecer é uma gestão profissional também".

Iluminação

Com recursos do município e emendas federais, a FEL pretende modernizar todo o sistema de iluminação do Café em um investimento de R$ 3,5 milhões. O projeto consiste na construção de seis novas torres - as quatro atuais serão retiradas - e a colocação de lâmpadas de LED. "Estamos realizando os levantamentos técnicos, a sondagem do solo, através da secretaria de Obras, e em seguida vamos lançar o edital", apontou Gustavo Richa. "Vamos ter o que há de melhor em iluminação de estádios".

Outra melhoria prevista pela FEL é a adequação das arquibancadas do ponto de vista de acessibilidade. Serão construídos locais próprios para cadeirantes e ajustes de corrimões e grades de proteção. O edital para a contratação da empresa já está aberto e o valor máximo estipulado na licitação é de R$ 560 mil.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link