Com goleada, Paraná volta a sonhar
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Luciano Balarotti<br>Equipe da Folha 
Aproveitando o mando de campo, apesar da tímida presença da torcida, o Paraná soube utilizar a seu favor também o frio da noite curitibana para bater o Bahia por 3 a 0, somando pontos importantes na luta contra o rebaixamento.
Mas a vitória foi bem mais difícil do que o placar faz transparecer. A rigor, o Tricolor soube aproveitar muito bem os momentos em que dominou a partida, nos 15 minutos iniciais e após os dez minutos da 2ª etapa. E abriu o marcador já aos dez minutos, após jogada que encheu de esperanças a torcida paranista e teve participação de André Luiz e Leonardo, dois atletas que ficaram muito tempo longe dos gramados. O lance começou com o lateral-direito, no círculo central do campo, e passou por Cristian, Fabinho, Gláucio e Ricardinho até chegar a Leonardo. O atacante deixou seu marcador na saudade, tabelou com Gláucio - que devolveu de letra -, e tocou com categoria no canto direito de Fabiano.
O problema é que, ao contrário do que fez contra o Ceará, quando pressionou a saída de bola do adversário, desta vez o Paraná recuou excessivamente e cedeu espaço ao Bahia. Que tomou conta do jogo até o intervalo, perdendo ao menos três chances claras de gol. Em uma delas,
André Luiz salvou em cima da linha em lance em que Gabriel já não tinha nenhuma chance de defesa. Nas outras duas, Rogério, em uma bomba, e Fausto concluíram rente ao travessão.
As raras chances dos donos da casa foram desperdiçadas em chutes para longe de Pituca e em um peixinho de Cristian depois de um ótimo cruzamento de André Luiz. Para piorar, Leonardo foi expulso aos 44 minutos.
Com um jogador a mais, o Bahia voltou do vestiário com o meia Elias no lugar do zagueiro Douglas, abdicando do esquema 3-5-2, substituído pelo 4-4-2. E seguia na pressão até que Cristian fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Ricardinho apenas tocar para o gol, aos 15 minutos. A tranqüilidade paranista ficou ainda maior com a expulsão de Fausto, que abriu espaço para os contra-ataques. Muitos deles armados por Kléber, que estreou ao entrar no lugar do apagado Gláucio. Em um deles, o meia se redimiu de gol feito que perdeu e lançou Ricardinho, que avançou e tocou por baixo do goleiro, fechando o placar aos 35. "Fui mal no primeiro tempo mas felizmente fui coroado com dois gols no segundo tempo", comemorou o artilheiro do jogo. Que ainda viu o rival perder o zagueiro Rogério, expulso ao matar um contra-ataque.
Nos outros jogos encerrados ate o fechamento desta edição, Brasiliense e Corinthians empataram em 1 a 1. CRB e Gama também ficaram no empate (2 a 2), enquanto a Ponte Preta bateu o Marília por 2 a 0. Mesmo placar da vitória do Criciúma sobre o ABC. E o Bragantino passou pelo São Caetano por 2 a 1.


