SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Inter fez 5 a 1 no 9 de Octubre, na terça-feira (24), e garantiu vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana. Agora, o time precisa virar a chave e se preparar para enfrentar o Atlético-GO nesta segunda-feira (30), às 20h, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

O clube gaúcho ocupa a 12º posição na tabela, com dez pontos, e busca a vitória após uma sequência de quatro empates consecutivos -a última vitória do Inter foi contra o Fluminense, por 1 a 0, no final de abril, na estreia do técnico Mano Menezes como comandante do time colorado na competição nacional.

Apesar de ter goleado o 9 de Octubre, nenhum dos gols do Inter foi marcado por atacantes. Os jogadores do setor ofensivo seguem provocando dúvidas e o rendimento abaixo do esperado reforça a urgência por reforços no setor.

"Julho [quando a janela de transferências volta a ser aberta] ainda está muito longe, não sei o que vou pensar ainda. Podemos chegar lá com outra ideia, o futebol é dinâmico", despistou o técnico Mano Menezes.

No entanto, a direção do Inter não esconde que o comando de ataque é prioridade e a chegada de um centroavante será o principal movimento de mercado na próxima janela de transferências.

Além disso, o clube considera a utilização de Thiago Galhardo, que volta de empréstimo do Celta, da Espanha. Uma conversa com o jogador e seu estafe servirá para ouvir se há interesse em atuar no Beira-Rio novamente.

Atualmente, Mano tem utilizado David como centroavante e evita fazer qualquer tipo de crítica ao jogador. Ainda que em campo ele não tenha conseguido marcar os gols, o técnico entende que é necessário criar uma estrutura melhor para construir jogadas e que sua participação abre espaço para outros jogadores chegarem ao ataque.

"Se jogamos com o David, temos uma movimentação, mas temos que juntar mais gente com ele, porque não é um homem de área, de acabamento final. Temos que ter uma ideia diferente de construção de ataque. Se tiver um homem mais de área, temos que ter mais cruzamentos, jogadas de linha de fundo", avaliou Mano.

O treinador entende, ainda, que alterar muito o comandante de ataque possa prejudicar a equipe.

"Vamos trabalhar com os jogadores e respeito muito cada um deles. Eles são os mais prejudicados quando se começa a mudar muito. Quando não funciona bem [o coletivo], ninguém serve. É minha responsabilidade dar uma condição de equipe que sustente essas dificuldades que os jogadores têm, porque daí tenho certeza que todos podem contribuir", completou.

Mano se disse tranquilo sobre a ausência de atacantes entre os responsáveis recentes pelos gols do Inter.

"Não tenho preferência por quem faça o gol, desde que seja vermelho, para mim está bom. Claro que sobre os atacante recai uma responsabilidade maior. Tem muita gente que joga bem sem um atacante principal, nós temos é que trabalhar para o time entender como é que se joga com cada formação. Isso é o mais importante", finalizou.

DESFALQUES E ALTERAÇÕES NO INTER

Mano Menezes perdeu duas opções para o jogo contra o Atlético-GO. Alemão e Mauricio tiveram ausências confirmadas. A dupla se soma a Mercado, que era baixa já conhecida.

A equipe deve ser alterada para o jogo do torneio nacional. Alan Patrick, que não podia atuar pela Sul-Americana por razões legais, volta à equipe titular. Taison, que entrou durante a partida, também tem chance de começar.

Alemão será reavaliado diariamente após um edema muscular sofrido durante o aquecimento do jogo contra o 9 de Octubre. Já Mauricio teve um estiramento no ligamento colateral do joelho esquerdo e para por 10 dias.

Outro desfalque é o zagueiro Gabriel Mercado, que está suspenso. Com isso, uma provável escalação inicial do Inter tem: Daniel; Bustos, Vitão, Bruno Méndez (Kaique Rocha) e Renê; Rodrigo Dourado, De Pena, Edenilson, Alan Patrick e Wanderson; David.

O Atlético-GO, por sua vez, também garantiu vaga nas oitavas da Sul-Americana, em vitória contra o LDU Quito, e agora volta suas atenções ao Brasileiro, onde busca se afastar da zona de rebaixamento -em 19º, o clube soma seis pontos em sete jogos. Com três derrotas e três empates, o elenco goianiense entra em campo buscando sua segunda vitória no campeonato.

O volante Edson Felipe, que cumpre suspensão após tomar o terceiro cartão amarelo, é desfalque confirmado. Uma provável escalação do técnico Jorginho tem: Ronaldo; Hayner, Wanderson, Ramon Menezes e Jefferson; Gabriel Baralhas, Marlon Freitas e Jorginho; Airton (Shaylon), Churín (Luiz Fernando) e Wellington Rato.

Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Horário: Às 20h (de Brasília) desta segunda-feira (30)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

VAR: Wagner Reway (PB)

Transmissão: SporTV e Premiere