BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) - O Cruzeiro é líder da Série B do Campeonato Brasileiro com muita folga, são sete pontos a mais do que vice-líder Vasco e 14 a mais do que o Tombense, que é o primeiro time fora da zona do acesso. Em 21 rodadas, o time mineiro soma 46 pontos e, a partir de agora, pode ter um aproveitamento semelhante ao da Chapecoense, que está na 15ª posição, para confirmar o retorno à elite do futebol nacional. Apesar da situação confortável na classificação, a ansiedade é algo que preocupa o técnico Paulo Pezzolano. Não apenas entre atletas e dirigentes, mas também entre torcedores.

O Cruzeiro entra em campo novamente neste sábado (6), contra o Tombense, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela 22ª rodada da Série B.

No empate sem gols com o Brusque, em Santa Catarina, no último sábado (30), o time não apresentou seu melhor futebol. Na visão do treinador cruzeirense, além do fato de o líder da competição ser mais visado por todos os adversários, a ansiedade é algo que está atrapalhando. Por isso, Pezzolano quer ver mais paciência no Cruzeiro.

"É normal, você está sempre pensando: se ganharmos esse jogo, chegamos mais perto. Mas tem que ter muita paciência" disse o treinador cruzeirense, que também mandou um recado aos torcedores.

"O torcedor não pode perder a paciência, porque é um momento em que tem que saber que não vai ser como a primeira parte. Vai ser muito mais difícil ganhar agora. O importante é alcançar o objetivo, não importa quando. Se for na última rodada, será na última rodada."

Pezzolano fez referência ao primeiro turno do Cruzeiro, que foi muito forte. No entendimento do treinador, dificilmente sua equipe vai repetir os 42 pontos conquistados nas primeiras 19 rodadas. Mas nem por isso é sinal de que a situação está ruim, já que mais 18 pontos são suficientes para o Cruzeiro alcançar a marca que historicamente garante o acesso.

Um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do futebol brasileiro, o Cruzeiro está na Série B pela terceira temporada consecutiva. Por isso a ansiedade cada vez maior para comemorar o acesso e retorno à Primeira Divisão. "Tem que saber que todos queremos alcançar o objetivo o mais cedo possível. É a única coisa que queremos. Mas, para alcançar o objetivo, temos que encarar o próximo jogo a 100%", completou Paulo Pezzolano.

Neste sábado, Pezzolano será desfalcado por Leo Pais, Geovane, Willian oliveira, João Paulo, Jajá e Rafa Silva, todos no departamento médico. Por outro lado, o zagueiro Eduardo Brock, que cumpria suspensão, está à disposição.

Portanto, uma possível escalação cruzeirense tem: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Pablo Siles, Filipe Machado, Neto Moura e Matheus Bidu; Luvannor (Stênio), Bruno Rodrigues (Chay) e Edu .

O Tombense, por sua vez, deve contar com os retornos de Joseph e Everton Galdino, que voltam de suspensão, e Keké, que se recuperou de dores na coxa. Por outro lado, o técnico Bruno Pivetti segue desfalcado por Luan, David e Igor Henrique, todos lesionados. Assim, uma possível escalação inicial do Tombense tem: Felipe Garcia; Diego Ferreira, Joseph (Marcondes) , Roger Carvalho e Manoel; Zé Ricardo, Rodrigo e Everton Galdino (Nenê Bonilha); Renatinho (Keké), Bruno Mota e Jean Lucas.

Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Horário: Às 19h (de Brasília) deste sábado (6)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)

VAR: José Claudio Rocha Filho (VAR-FIfa/SP)

Transmissão: Premiere