Londrina sedia neste sábado (30) e domingo (31) a nona edição dos Parajaps (Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná). Será que a quinta vez que o município, que foi palco da primeira edição em 2012, recebe a competição.

O basquetebol em cadeira de rodas será uma das 14 modalidades em disputa nos Parajaps
O basquetebol em cadeira de rodas será uma das 14 modalidades em disputa nos Parajaps | Foto: Paraná Esporte

Os Jogos vão reunir 1,6 mil pessoas - 1,5 mil atletas - de 29 municípios do Paraná. A maior delegação será de Cascavel com 224 integrantes. Ao todo serão disputadas 14 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, tênis de mesa, vôlei paralímpico e xadrez.

Os Parajaps não foram realizados em 2020, em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. A edição deste ano mantém todo o protocolo de segurança e higiene para preservar a saúde dos participantes. Todos os atletas passarão por testes da Covid-19.

As disputas vão acontecer em locais como a UEL (Universidade Estadual de Londrina), Jardim Botânico, Zerão e clubes como AFML, Grêmio e Iate.

"O paradesporto hoje é prioridade dentro do governo. Dentro de um planejamento completo de inclusão, estamos dando toda a condição de viagem e hospedagem aos atletas, para que eles venham competir. Não há dúvidas de que será um grande evento", afirmou o superintendente da Paraná Esporte, Helio Wirbiski.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link