A seleção da Colômbia decide com o Peru hoje, a partir das 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Centenário, em Armênia, uma vaga na semifinal da Copa América. O time colombiano é o favorito não só por jogar em casa, mas por ter feito uma campanha muito melhor que a do adversário na primeira fase: enquanto a Colômbia ganhou as três partidas que disputou, o Peru venceu uma, empatou outra e perdeu mais uma e acabou se classificando como o segundo terceiro colocado. Se houver empate nesta segunda, a decisão irá para os pênaltis.
Os peruanos contam a seu favor apenas o retrospecto, pois perderam apenas uma partida na Copa América para os colombianos (1975). Foram seis vitórias do Peru e quatro empates, com 22 gols para os peruanos e somente oito para os colombianos. Os três últimos encontros, porém, foram equilibrados, pois houve empate em 1983 (2 a 2), 1989 (1 a 1) e 1995 (1 a 1).
O técnico da Colômbia, Francisco Maturana, teve problemas para escalar a equipe, pois não poderá contar com os atacantes Jairo ‘Tigre’ Castillo, Eulalio Arriaga e Elkin Murillo e o zagueiro Iván Ramiro Córdoba. Além disso, os meias Hernández e Vargas ainda sentem dores nas pernas – o primeiro musculares e o segundo, uma pancada que levou durante os treinos – mas ambos têm presença garantida na partida.
Maturana afirmou que conhece bem a equipe peruana: ‘‘Eu os conheço, sei quem são e com toda certeza merecem todo o meu respeito. Já dirigi o Peru, também a Costa Rica e me enche de orgulho que as duas equipes estejam nas quartas-de-final.’’
O Peru deve entrar com uma formação bastante defensiva, com um esquema que poderia ser traduzido como 3-6-1, sendo que no meio haverá duas linhas, uma defensiva, com quatro jogadores e outra, mais à frente, com dois. O técnico Julio César Uribe pretende surpreender o adversário nos contra-ataques. A boa notícia para o treinador peruano pode ser a volta do meia argentino naturalizado peruano Gustavo Tempone, que já está recuperado de um problema no joelho esquerdo.

mockup