O time de futsal feminino do Colégio Estadual Tsuro Oguido de Londrina irá representar o Paraná na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, categoria de 12 a 14 anos, que será disputada em Fortaleza. A vaga foi conquistada após a escola do Jardim Santa Rita (zona oeste) conquistar o título dos Jogos Escolares do Paraná, em Apucarana, no fim do mês passado.
Será a primeira competição nacional que a equipe irá disputar. Em 2014, como a fase final dos Jogos Escolares foi em Londrina, o colégio representou a cidade, mas disputou a terceira divisão e ficou com o vice-campeonato. "Temos treinado todos os dias, mas sabemos que é uma competição de altíssimo nível e por isso temos que nos preparar bem. Será uma experiência nova já que pela primeira vez teremos a oportunidade de representar o Estado", frisou o professor e técnico Johnny Gonçalves.
O projeto do futsal teve início em 2012 no Tsuro Oguido e hoje conta com 30 meninas, entre 12 e 17 anos, que praticam também o futebol. Nos Jogos Escolares do Paraná, a equipe conquistou o título ao vencer Querência do Norte por 4 a 0. A campanha apresentou cinco vitórias e um empate. "Este título fechou um ciclo, já que foi o primeiro no futsal. No futebol, somos os atuais bicampeões paranaenses. São poucas cidades do Estado que possuem um trabalho como o nosso de desenvolvimento do futsal e também do futebol feminino", apontou Gonçalves.
A expectativa das jogadoras em participarem da competição no Ceará é muita grande. "Esperamos fazer um bom papel, sabemos que vai ser difícil, mas vamos para voltar com o título", contou a ala/fixa Duda, de 14 anos. "Os treinos têm sido fortes e esperamos chegar bem preparadas", frisou a ala Maria Júlia, moradora do Santa Rita.
Para muitas das atletas será a primeira oportunidade para viajar para longe de casa e andar de avião. "Será a primeira vez que vou entrar em um avião. Dá um pouco de medo, mas temos que aproveitar que não é sempre que acontece", revelou a goleira Larissa, de 14. "Através do esporte estamos conseguindo proporcionar momentos que talvez elas nunca pudessem desfrutar se não estivessem em um projeto como esse", ressaltou o treinador.
O time das meninas de 15 a 17 anos do Tsuro Oguido também está na fase final dos Jogos Escolares do Paraná e estará na fase nacional dos Jogos da Juventude, que nesta categoria será realizada em Londrina, entre 12 e 21 de novembro. Se ganharem a etapa estadual, representam o Paraná, caso contrário, disputam a fase final representando a cidade.
O trabalho desenvolvido na escola tem colhido bons resultados e, inclusive, atraído meninas de outras cidades do Estado. "Apresentamos o nosso projeto e conseguimos junto ao Top Formador, do Programa Talento Olímpico do Paraná, oito bolsas no valor de R$ 150,00 e outras quatro de R$ 500,00 para as atletas", informou Johnny Gonçalves.