O Campeonato Paranaense de 2021 já começou para sete clubes do Estado. Enquanto Athletico e Coritiba, na Série A, Paraná e Operário, na B, ainda envolvidos na disputa do Brasileiro, e o Londrina, que recentemente terminou a sua participação na Série C, está em férias, as demais equipes que vão jogar o Estadual estão em pré-temporada.

Técnico Marcos Soares vai comandar o Maringá na volta a primeira divisão do Paranaense
Técnico Marcos Soares vai comandar o Maringá na volta a primeira divisão do Paranaense | Foto: Rodrigo Araújo/MFC

Depois de ter sido rebaixado em 2019, o Maringá voltou com o vice-campeonato na Divisão de Acesso. Adversário do LEC na estreia, a equipe da Cidade Canção manteve alguns jogadores, como o volante Parrudo e os laterais Paulinho, Jonathan e Guilherme Alves e anunciou reforços como o lateral paraguaio Abel Paredes e os atacantes Guilherme e Patrick Sales.

O treinador será Marcos Soares, com passagens pela base do Santos, Botafogo e Corinthians. Treinando desde o dia 11 de janeiro, o Maringá tem jogos-treinos agendados com o Cianorte e o FC Cascavel.

Outra novidade no Paranaense é o Azuriz, de Pato Branco, que estreará na primeira divisão diante do Operário. A base campeã da Divisão de Acesso foi mantida, mas o clube mudou o comando técnico. Reginaldo Vital voltou para o PSTC e Fabiano Daitx, que já dirigiu várias equipes do Rio Grande do Sul, foi contratado.

Oeste

Terceiro colocado no ano passado, o FC Cascavel quer repetir a boa campanha e apostou na contratação do técnico Tcheco e na manutenção do elenco. Em 2021, o clube vai jogar pela primeira vez a Copa do Brasil e tentará o acesso mais uma vez na Série D do Brasileiro, na qual caiu na segunda fase em 2020.

Os outros dois representantes do Oeste apostam em reformulação em busca de uma participação melhor nesta temporada. No ano passado, Cascavel CR e Toledo brigaram até a última rodada para fugir do rebaixamento. O Cascavel terá como treinador Alex Alves, ex-jogador do Cruzeiro e Botafogo, e estreia diante do Coritiba. Já o Toledo, 10º colocado no ano passado, terá no comando Valmir Israel, que dirigiu equipes de Santa Catarina. A estreia será contra o Rio Branco.

LeÕES

Quem também quer repetir a campanha do ano passado é o Cianorte, que foi quarto colocado ao perder na semifinal para o Coritiba. Com calendário cheio, já que irá disputar a Copa do Brasil e a Série D, o Leão do Vale renovou o contrato com o técnico João Burse. A estreia será diante do Athletico.

Já o Leão da Estradinha, o Rio Branco, anunciou como treinador Norberto Lemos, que vai dirigir pela terceira vez a equipe do litoral. Com vaga no Brasileiro da série C, o Rio Branco promete um time forte no Paranaense já visando a competição nacional. O Rio Branco foi o sétimo colocado em 2020.

O Paranaense começa no dia 28 de fevereiro e terá a participação de 12 clubes. O regulamento será o mesmo do ano passado. Os oito melhores se classificam para a segunda fase e os dois últimos caem para a Divisão de Acesso.