A pouco mais de dois meses do início oficial da próxima temporada, alguns clubes do futebol paranaense já iniciaram a preparação para 2025. O Cianorte foi o único que já voltou aos treinos e o Londrina tem previsão de retomar as atividades até o fim de novembro.

Londrina e Maringá vão se enfrentar no Torneio Paraná, Campeonato Paranaense e Série C do Brasileiro
Londrina e Maringá vão se enfrentar no Torneio Paraná, Campeonato Paranaense e Série C do Brasileiro | Foto: Henrique Campinha/LEC

O Campeonato Paranaense, primeira competição do ano que vem, vai começar no dia 15 de janeiro e terá a participação de 12 equipes: Londrina, Athletico, Coritiba, Operário, Maringá, Cianorte, FC Cascavel, Azuriz, Andraus, São Joseense, Paraná Clube e Rio Branco.

Leia mais

LEC recebe o certificado de clube formador da CBF

Claudinei aposta em continuidade para o sucesso do LEC em 2025

O Cianorte foi o primeiro clube a voltar a se reapresentar e treina desde o dia 15 de outubro. O Leão do Vale, que se tornou SAF em 2024 - vendeu 70% das ações do clube para investidores coreanos -, será comandado no Estadual pelo técnico Jerson Testoni. O clube vai jogar a Série D também em 2025.

Quem também terá técnico novo no ano que vem é o FC Cascavel, que anunciou Silvinho Canuto, ex-LEC, para dirigir a equipe. A volta aos treinos da equipe do Oeste está prevista para o dia 18 de novembro.

Semifinalista da Série D e vice-campeão paranaense, o Maringá retorna aos trabalhos no dia 25 de novembro. Novo integrante da Série C do Brasileiro em 2025, o time da Cidade Canção manteve o técnico Jorge Castilho, o mais longevo treinador do futebol paranaense, e espera repetir os bons resultados deste ano.

O Londrina não oficializou a data da reapresentação, mas a tendência é que os jogadores iniciem a preparação na última semana de novembro. Com contrato renovado, o técnico Claudinei Oliveira já trabalha com a direção de futebol para montar o elenco. O Tubarão tem como principal meta no Paranaense uma vaga para a Copa do Brasil em 2026, já que ficou de fora da competição em 2024 e também não vai jogar no ano que vem.

Londrina, Maringá, Cianorte e Cascavel vão disputar o Torneio Paraná de Verão, preparatório para o Estadual. Serão quatro jogos amistosos para cada equipe a partir do dia 15 de dezembro até a semana que antecede o início do Paranaense.

Paraná Clube e Rio Branco, novidades no Estadual de 2025, já que subiram da Divisão de Acesso, ainda não confirmaram as datas para as voltas aos treinos. Após ser campeão da segunda divisão, o Tricolor perdeu o técnico Tcheco e ainda não anunciou o seu substituto. Já o Leão da Estradinha renovou o vínculo com o técnico Fahel Júnior, que dirigiu a equipe na campanha do vice-campeonato. Azuriz, Andraus e São Joseense também ainda não retomaram os treinamentos.

O Paranaense terá o mesmo formato dos últimos anos. Na primeira fase, as 12 equipes jogam entre sim em turno únicos. Os oito primeiros avançam para a segunda fase e os dois últimos caem para a Divisão de Acesso. A partir das quartas de final, a disputa será em jogos de ida e volta até a definição dos finalistas. Os cinco primeiros colocados garantem vaga na Copa do Brasil de 2026.