Ed Carlos Rocha
De Curitiba
O Campeonato Paranaense de 2000 deverá ter uma fórmula menos ruim do que a apresentada inicialmente pelos clubes. Por exigência de uma rede de televisão, que irá patrocinar o campeonato, os representantes dos 12 clubes da Série A-1 elaboraram uma fórmula que deixa a competição mais enxuta – a ser disputada entre 11 de março a 11 de junho – e, segundo eles mesmos, mais séria.
O novo modelo já foi apresentado ao possível patrocinador (fala-se que é a Rede Paranaense de Televisão – afiliada da Rede Globo), que deverá responder nos próximos dias se aceita ou não e definir também os valores do patrocínio.
Pelo que havia sido discutido inicialmente, os 12 clubes (Apucarana, Atlético, Batel, Coritiba, Francisco Beltrão, Londrina, Malutrom, Operário, Paraná, Portuguesa Londrinense, Rio Branco e União Bandeirante) jogariam em turno e returno, classificando-se os oito primeiros. Para que o interior tivesse chance de estar na final, o emparceiramento seria o 1º contra o 2º, o 3º contra o 4º e assim por diante.
Agora, iluminados pela força do dinheiro, os dirigentes organizaram um esquema um pouco mais, digamos, racional. Na primeira fase, os 12 clubes jogarão entre si apenas em turno único. Os seis melhores colocados em 99 terão seis mandos de campo e os seis últimos, a cinco mandos. Dos oito melhores classificados, Coritiba e Atlético, por serem da Série A do Brasileiro, serão cabeças do grupo A e B, respectivamente. Os outros três times de cada grupo serão escolhidos por sorteio.
Os integrantes de cada chave jogam entre si em turno e returno. O primeiro colocado do A enfrenta o segundo o B e o segundo do A encara o primeiro do B. Serão jogos de ida e volta, tendo como critério de desempate o saldo de gols. Os dois classificados farão a final em melhor de cinco pontos.
Para o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Onaireves Moura, a fórmula é bem melhor do que a anterior. ‘‘Basta ver que na fase classificatória serão apenas 11 e não 22 jogos, como estava previsto antes. Isso vai deixar a competição mais dinâmica e atraente’’, disse.
Na reunião, que foi a portas fechadas, os clubes do interior concordaram com a nova fórmula. Mas, segundo o coordenador de Futebol do Atlético, Valmor Zimmermann, o presidente do Clube dos 9, Antônio Mikulis, teria dito que se não houver acordo com o patrocinador, os clubes do interior irão exigir o cumprimento da fórmula anterior.
O presidente da FPF já estaria tentando acertar o Paranaense de 2001 com apenas dez times, sendo garantidos os oito primeiros de 2000. Os outros dois clubes sairiam de um torneio envolvendo os quatro desclassificados de 2000, mais os seis primeiros da Série A-2.

mockup