|
  • Bitcoin 144.427
  • Dólar 4,8801
  • Euro 5,1549
Londrina

Futebol

m de leitura Atualizado em 14/04/2022, 16:33

Clássico no Maracanã é o destaque da segunda rodada do Brasileirão

Flamengo reencontra Rogério Ceni no duelo com o São Paulo; Após vitórias pela Libertadores, Palmeiras e Corinthians jogam no sábado

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de abril de 2022

Lucio Flávio Cruz - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Em meio à disputa das competições continentais e do calendário frenético, o Campeonato Brasileiro chega à segunda rodada no final de semana. Destaque para o clássico entre Flamengo e São Paulo, no domingo (17), às 16h, no Maracanã. 

Brazil's Flamengo Gabriel Barbosa celebrates after scoring against Argentina's Talleres de Cordoba during the Copa Libertadores group stage first leg football match, at Maracana Stadium in Rio de Janerio, Brazil, on April 12, 2022. (Photo by CARL DE SOUZA / AFP) Brazil's Flamengo Gabriel Barbosa celebrates after scoring against Argentina's Talleres de Cordoba during the Copa Libertadores group stage first leg football match, at Maracana Stadium in Rio de Janerio, Brazil, on April 12, 2022. (Photo by CARL DE SOUZA / AFP)
Brazil's Flamengo Gabriel Barbosa celebrates after scoring against Argentina's Talleres de Cordoba during the Copa Libertadores group stage first leg football match, at Maracana Stadium in Rio de Janerio, Brazil, on April 12, 2022. (Photo by CARL DE SOUZA / AFP) |  Foto: Carl de Souza/AFP
 

Com os principais clubes envolvidos na fase de grupos da Libertadores e da Sul-Americana e o início da terceira fase da Copa do Brasil no próximo meio de semana, algumas equipes têm revezado os elencos e poupado alguns titulares na competição nacional para evitar um desgaste ainda maior dos jogadores. Tem sido assim no Palmeiras, Corinthians, Flamengo e até no atual campeão, o Atlético Mineiro. 

A maratona de jogos faz o Flamengo perder dois jogadores importantes no reencontro com o técnico Rogério Ceni. O lateral Matheuzinho, com uma lesão muscular, e o atacante Bruno Henrique, com um trauma no joelho, estão fora da partida. O rubro-negro, que na estreia ficou no 1 a 1 com o Atlético Goianiense, busca a primeira vitória na competição. Ainda sem marcar no Nacional, Gabigol é o maior artilheiro do Flamengo na era dos pontos corridos, com 51 gols. 

O São Paulo jogou na quinta-feira pela Sul-Americana e Ceni poupou vários titulares de olho no confronto pelo Brasileiro. O Tricolor chega embalado após a goleada de 4 a 0 para cima do Athletico. Foi a melhor estreia no século do time paulista, o que lhe garantiu a liderança neste início de competição. 

A equipe de Ceni fez o que nenhum outro São Paulo havia feito desde 1999, quando o time dirigido por Paulo César Carpegiani venceu por 5 a 1 o Atlético Mineiro, gols de França, Souza, Emerson Sheik e Marcelinho Paraíba, além de um tento contra. Aquele time, que tinha Rogério Ceni como goleiro, foi o único desde então que venceu por quatro gols de diferença em uma estreia no principal torneio nacional. Naquele ano, o Tricolor caiu na semifinal contra o Corinthians, que ficaria com o título.

Corinthians e Palmeiras entram em campo no sábado (17). O Verdão, que perdeu na estreia para o Ceará, deve ter força máxima para buscar a reabilitação diante do Goiás, às 16h30, em Goiânia. O técnico Abel Ferreira preferiu usar uma formação mista na goleada por 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero (BOL) pela Libertadores para priorizar o início do Brasileiro. 

Já o Timão quer manter o embalo após a estreia vitoriosa sobre o Botafogo. O Alvinegro recebe o Avaí, às 19h, na Neo Química Arena, e chega confiante após vencer a primeira na Libertadores - 1 a 0 sobre o Deportivo Cali. Diferente da estreia, o técnico Vítor Pereira deve escalar força máxima. Na quarta-feira (20), o Timão joga no estádio do Café contra a Portuguesa (RJ) pela Copa do Brasil. 

O Santos estreia na Vila Belmiro no domingo, às 11h, diante do Coritiba, que começou vencendo o Goiás por 3 a 0 e foi uma das surpresas da primeira rodada. O clima está mais ameno na Baixada Santista após a vitória no meio de semana pela Sul-Americana - 3 a 2, de virada, sobre a Universidad Católica (EQU). No Brasileiro, o Peixe soma apenas um ponto. 

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link