Clássico está mexendo com os novatos
PUBLICAÇÃO
sábado, 28 de março de 1998
Ed Carlos Rocha 
Albari RosaEstréiaRenato e Warley, do Atlético: pela primeira vez a sensação de jogar um clássico profissional Em meio a jogadores experientes, como os rubro-negros Paulo Miranda e Reginaldo e os tricolores Sidney e Luiz Henrique, alguns novatos podem roubar a cena no clássico decisivo de hoje às 16 horas, no Pinheirão, em Curitiba. Renato, Marcelo Baiano e Warley, pelo Atlético, e Reginaldo Vital e Tico, pelo Paraná, são peças-chaves dos treinadores Abel Braga, do Atlético, e Cláudio Duarte, do Paraná, para armarem seus times em busca da vitória.
A partida de hoje pode praticamente decidir o segundo turno do Campeonato Parananese. O Atlético, que já conquistou o primeiro turno e um ponto extra para o quadrangular, lidera o segundo turno com dois pontos a mais que Paraná e se vencer hoje ficará cinco pontos na frente e dificilmente deixará de conquistar também o segundo turno.
Caso o Paraná vença, empatará em pontos com o rubro-negro e fará com que União, que também tem dois pontos a menos que o líder, Apucarana, com três a menos, e Coritiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Iraty, com cinco pontos a menos, voltem a sonhar com uma possível conquista do segundo turno. O mesmo acontecerá se rubro-negros e tricolores empatarem.
Albari RosaMotivadoO atacante Tico, do Paraná Clube, de apenas 20 anos, é o artilheiro
No Atlético, o volante Renato, 18 anos; o lateral-direito Marcelo Baiano, 20 anos, e o atacante Warley, 20 anos, jogarão seu primeiro clássico como profissionais. Os três dizem que a palavra chave para enfrentar a situação é tranquilidade. Apesar de ser o primeiro clássico, estou tranquilo. Sei que é muita responsabilidade jogar uma partida dessa, mas vou dar o máximo de esforço para não decepcionar, disse o volante Renato, recém-saído do time júnior.
Além da própria tranquilidade, os jogadores ressaltam também a importância de todo o time estar tranquilo. Será um jogo difícil. Temos que ter cautela e, aproveitando que o Paraná precisa mais da vitória, atacar nos erros do adversário, declarou Marcelo. Temos que tocar a bola e aproveitar os contra-ataques, comentou Warley. O atacante caiu nas graças da torcida pois foi escalado só em alguns jogos do segundo turno e já é um dos artilheiros do Atlético.
Para o jogo de hoje, o técnico Abel Braga terá a volta de Alex, Wilson e Paulo Miranda, que estavam suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo. Mas o treinador não poderá contar com o lateral-direito Luisinho Neto e com o zagueiro Edinho Baiano, contundidos. Marcelo Baiano na lateral e Neto ou Wilson na zaga serão os substitutos. Se Wilson não for para a zaga, jogará no meio-de-campo. Luizinho Vieira, que foi expulso no jogo em Ponta Grossa, também está fora do clássico. Esta expulsão, por sinal, foi a primeira de jogador atleticano em todo o campeonato.
Paraná ClubeNo Paraná Clube, os jovens Tico e Reginaldo Vital, ambos de 20 anos, vêm sendo destaques nos últimos jogos. Tico, artilheiro da equipe, com sete gols, é a esperança da torcida para por a bola na rede. Foi ele quem fez o gol da vitória de 1 a 0 sobre o Coritiba no último clássico disputado pelo Paraná. Reginaldo Vital vem sendo marcador e articulador de jogadas no meio-de-campo. Ele é uma das peças fundamentais hoje no esquema do técnico Claudio Duarte.
Mais acostumados a clássicos do que os jovens adversários do Atlético, os dois paranistas também dizem que o importante é ter tranquilidade. No entanto, afirmam que o Paraná terá que tomar iniciativa para conseguir o resultado positivo. Temos que ir para cima porque precisamos da vitória, disse Tico. É um jogo chave para a gente e num jogo como esse a tranquilidade é fundamental, afirmou Vital.
Vital volta ao time depois de cumprir suspensão automática. Em compensação, o Paraná não poderá contar o com o meia Sidney, que levou o terceiro cartão amarelo na partida do meio-de-semana contra o Rio Branco. Para o lugar de Sidney, Duarte poderá escalar o ex-júnior Érmerson, que vem treinando entre os titulares.
Com a saída de Denílson, que não vai para o Vitória (BA) e sim para o Inter (RS), Duarte deverá manter Tcheco, que também poderá jogar no meio-de-campo caso o treinador opte pelo sistema de três zagueiros, com Fabiano na zaga. No ataque, a dúvida é entre Renato e Rafael para formar dupla com Tico.Atlético
Flávio; Marcelo Baiano, Reginaldo, Wilson (Neto) e Dedé; Renato, Paulo Miranda, Kelly (Wilson ou Nowak) e Alex; Tuta e Warley. Técnico: Abel Braga.


