O campeão da Fórmula Indy será conhecido domingo, no circuito de velocidade mais veloz do mundo, o oval de Fontana, na Califórnia. Cinco pilotos lutam pelo título, num final de temporada nunca antes visto na história da competição: o brasileiro Gil de Ferran, da equipe Penske, com 153 pontos; o mexicano Adrian Fernandez, da Patrick, 148; o canadense Paul Tracy, da Green, 134; o sueco Kenny Brack, da Rahal, 134; e outro brasileiro, Roberto Pupo Moreno, da Patrick, 131 pontos.
O único representante dos Estados Unidos que, em princípio, pensou-se poderia também lutar pelo campeonato em Fontana, Jimmy Vasser, está fora da disputa. Na realidade, o campeonato deverá ficar entre Gil e Fernandez, salvo surpresa. ‘‘Como toda prova longa de 500 Milhas, a de Fontana é uma corrida imprevisível’’, disse Gil em Fort Lauderdale, na Flórida, onde reside. ‘‘São tantos os fatores que entram na equação que definirá o vencedor que não dá para dizer nada’’, ele acrescentou.
Em 1999, a pole position em Fontana ficou com Scott Pruett, à impressionante média de 378,7 km/h. O mexicano Adrian Fernandez foi o vencedor, completando as 250 voltas na pista de 3.264 metros em 2h57min17s542.