Faltando duas rodadas para o fim da Série B deste ano, cinco times brigam para não jogar a terceira divisão nacional no ano que vem. Hoje, Chapecoense e Sampaio Corrêa estão na zona da degola, com 36 pontos, em 17º e 18º, respectivamente. Além deles, também tentam escapar do descenso Tombense, Ponte Preta e Ituano, com o último mais perto de atingir a pontuação mínima para garantir a permanência na segunda do Brasileiro.

O Ituano, inclusive, tem uma partida decisiva no próximo fim de semana contra a Chape, em casa. Já Sampaio Corrêa e Chapecoense, na última rodada, terão pela frente equipes que estão lutando pelo acesso, deixando os planos de permanência ainda mais complicados.

LEIA TAMBÉM: Com LEC rebaixado, jogadores assumem impacto do racha da direção e gestor

A edição do ano que vem da Série C já tem 18 clubes garantidos: Aparecidense, Athletic, Botafogo-SP, Caixas, Confiança, CSA, Ferroviária, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Náutico, Remo, São Bernardo, São José, Volta Redonda, Ypiranga, ABC e Londrina.

São seis times do Nordeste, cinco do Sudeste, cinco do Sul, um do Norte e um do Centro-Oeste. Do Paraná o único representante será o LEC. A terceira divisão de 2024 deverá manter o formato deste ano: os 20 times jogam entre si em turno único, com os oito melhores continuando na briga pelo acesso à Série B e o título, divididos em dois grupos, com disputa em turno e returno. Já os quatro piores caem para a Série D.

ACESSO

Já na luta pela Série A estão matematicamente com chances oito clubes: Atlético Goianiense, Criciúma, Juventude, Sport, Vila Nova, Novorizontino, Mirassol e Guarani. O único garantido é o Vitória, que neste domingo (12) atingiu os 69 pontos ao vencer o Novorizontino por 2 a 1, fora de casa.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.