Cinco times ainda brigam para fugir da Série C; Vitória garante acesso
Terceira divisão nacional do ano que vem já tem 18 times garantidos
PUBLICAÇÃO
domingo, 12 de novembro de 2023
Terceira divisão nacional do ano que vem já tem 18 times garantidos
Pedro Marconi
Faltando duas rodadas para o fim da Série B deste ano, cinco times brigam para não jogar a terceira divisão nacional no ano que vem. Hoje, Chapecoense e Sampaio Corrêa estão na zona da degola, com 36 pontos, em 17º e 18º, respectivamente. Além deles, também tentam escapar do descenso Tombense, Ponte Preta e Ituano, com o último mais perto de atingir a pontuação mínima para garantir a permanência na segunda do Brasileiro.
O Ituano, inclusive, tem uma partida decisiva no próximo fim de semana contra a Chape, em casa. Já Sampaio Corrêa e Chapecoense, na última rodada, terão pela frente equipes que estão lutando pelo acesso, deixando os planos de permanência ainda mais complicados.
LEIA TAMBÉM: Com LEC rebaixado, jogadores assumem impacto do racha da direção e gestor
A edição do ano que vem da Série C já tem 18 clubes garantidos: Aparecidense, Athletic, Botafogo-SP, Caixas, Confiança, CSA, Ferroviária, Ferroviário, Figueirense, Floresta, Náutico, Remo, São Bernardo, São José, Volta Redonda, Ypiranga, ABC e Londrina.
São seis times do Nordeste, cinco do Sudeste, cinco do Sul, um do Norte e um do Centro-Oeste. Do Paraná o único representante será o LEC. A terceira divisão de 2024 deverá manter o formato deste ano: os 20 times jogam entre si em turno único, com os oito melhores continuando na briga pelo acesso à Série B e o título, divididos em dois grupos, com disputa em turno e returno. Já os quatro piores caem para a Série D.
ACESSO
Já na luta pela Série A estão matematicamente com chances oito clubes: Atlético Goianiense, Criciúma, Juventude, Sport, Vila Nova, Novorizontino, Mirassol e Guarani. O único garantido é o Vitória, que neste domingo (12) atingiu os 69 pontos ao vencer o Novorizontino por 2 a 1, fora de casa.
****
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.