O ciclismo brasileiro estreará sábado nos Jogos Pan-Americanos, com a competição de mountain bike, que terá o catarinense Ricardo Pscheidt e os paulistas Rubens Valeriano e Jaqueline Mourão. No sábado, entram em cena os competidores do contra-relógio e do BMX (bicicross). Na primeira prova, o País será representado pelo curitibano Pedro Nicácio, pelo piracicabano Marcos Novello e pela goiana Clemilda Fernandes. E no biciross pelos paulistas Mauro Aquino, Luciana Hirama e Ana Sgobin, além do mineiro Hudson Peixoto.
A equipe brasileira terá 24 atletas para disputar estas e outras duas provas: a de velódromo (com nove atletas), entre os dias 16 e 19, e a de estrada, no dia 21, que terá a presença do principal ciclista brasileiro no exterior, o araponguense radicado em Londrina, Luciano Pagliarini.
O atleta mora há oito anos na Itália e terá como companheiros na prova de resistência o paulistano radicado em Maringá, Rafael Andriato, e os paulistas Renato Seabra (vencedor da Volta Internacional do Paraná, em maio) e Otávio Bulgarelli. Pagliarini só se apresenta à seleção, no Rio, no dia 17.
O ex-técnico da seleção e atual presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vanconcellos, de Londrina, comentou que o País tem chances de medalha em algumas provas, mas não especificou em quais. ''Nossa equipe de estrada ficará muito forte com a presença do Pagliarini e temos atletas experientes também no mountain bike e no BMX. Outros nomes de peso também são as irmãs Janildes e Clemilda Fernandes, que têm larga experiência internacional (moram na Itália)'', apontou.
Vasconcellos disse que não dá para prometer nenhuma medalha, sob o argumento de que o ciclismo no Pan está com dez países do mesmo nível técnico e que 30 das 48 nações participantes estão com equipes completas na modalidade. Em Santo Domingo-2003, o Brasil garantiu apenas duas medalhas, ambas de prata - com Janildes Fernandes na estrada e Edvando Cruz no mountain bike. ''Ainda não temos muita tradição no continente. A única medalha de ouro do País em Jogos Pan-Americanos foi há 47 anos, com Anésio Argenton, em Chicago, em 1959'', informou Vasconcellos.

mockup