Christian destrói muro a 280 km/h
José Emílio Aguiar
Agência Estado
André Penner/AEChristian sendo socorrido após o acidente no treino de ontem Christian Fittipaldi não corre o GP de Milwaukee. O piloto bateu a 280 km/h no muro da curva 2, ficou desacordado por três minutos e, como manda a regra da Fórmula Indy, não foi autorizado a voltar à pista. Christian não sofreu lesões graves, insistiu com o diretor médico da Cart, Steve Olvey, para correr, mas, por ter perdido a consciência, não foi liberado. Roberto Moreno foi chamado para substituí-lo e treina hoje, quando será definido o grid. A batida do Swift-Ford foi tão violenta que quebrou o muro e partiu o carro em dois. O motor voou a cerca de 10 metros de distância e o cockpit ficou intacto do outro lado. O enorme buraco aberto no muro não foi consertado a tempo e os treinos da tarde foram cancelados.
Christian admitiu que errou no acidente. Andava rápido, estava de pneus usados e, quando passou sobre uma ondulação, a traseira do carro derrapou. Ele ficou sem controle, como mero passageiro. ‘‘Foi uma pancada pior do que a da Austrália’’, comparou, lembrando o acidente de abril do ano passado, quando fraturou a perna.
O médico Steve Olvey recomendou 48 horas de repouso, período em que Christian ficará em observação. O médico temeu por uma fratura na coluna, pois a batida foi de traseira, num ângulo desfavorável, de quase 90 graus. A preocupação aumentou porque o piloto quebrou a quinta vértebra cervical na F-1, em 92, num teste da Minardi em Magny Cours.
O mais veloz nos treinos de ontem foi Michael Andretti.

mockup