São Paulo - Há um mês, São Paulo e Palmeiras recebiam duras críticas da imprensa e torcedores. A cada jogo era um sofrimento só. O Tricolor até vencia suas partidas, mas não convencia. Já o Verdão nem vencer conseguia. Mas tudo mudou nas últimas semanas. O time do Morumbi embalou, coincidência ou não, desde a chegada do atacante Fernandão, enquanto a equipe do Palestra Itália começou bem a disputa do Brasileirão: em três jogos, somou sete pontos.
Com esses ingredientes, não poderia haver melhor hora para um clássico entre as equipes. E ele acontecerá nesta noite, a partir das 20h30, no Morumbi.
Além de ratificar a boa fase, o São Paulo terá outro bom motivo para sair com a vitória: o Tricolor ainda não venceu um único clássico na temporada. Foram cinco derrotas em cinco jogos.
Para o capitão Rogério Ceni, os tropeços recentes diante dos rivais paulistas não terão interferência neste confronto. Além disso, ele ironizou as condições do Paulistão. ''Logicamente gostaria de ter ganhado todos os clássicos, mas perdemos os cinco jogos. Não conseguimos fazer o nosso melhor, mas era Campeonato Paulista, a bola é horrível, é uma coisa terrível o campeoanto. Agora é o Brasileiro, o campeonato mais importante do país'', observou o camisa 1.
Richarlyson, que nesta noite atuará ao lado de Xandão - substituto do lesionado Miranda - e Alex Silva na zaga, acredita que faltou para a equipe um maior comprometimento em campo nos clássicos. ''A gente não estava em grande fase e não venceu os clássicos. Mas agora é outro momento, Principalmente no comprometimento que nós estamos tendo em campo'', disse o defensor.
Para o jogo desta noite, além de Miranda, que sofreu um estiramento muscular na panturrilha direita e só volta a jogar após a Copa do Mundo, o técnico Ricardo Gomes também não contará com o volante Rodrigo Souto, vetado ontem por causa de dores musculares. Jean volta ao time titular.
Reação
O Palmeiras, apesar do bom rendimento nas primeiras três rodadas, ainda convive com o clima de turbulência. Nos bastidores, ainda repercutem as dispensas de Antônio Carlos e do atacante Robert, que se desentenderam no Rio de Janeiro, além da indefinição sobre quem será o novo técnico. Sob orientação do interino Jorge Parraga, o time de Palestra Itália ganhou do Grêmio por 4 a 2, em casa, no último sábado.
O desafio agora é ratificar a reação em pleno Morumbi. ''Após tudo o que aconteceu com a nossa equipe, mostramos força e demos a volta por cima. Espero que seja um novo começo para o Palmeiras'', observou o meio-campista Cleiton Xavier.
O goleiro Marcos sugere que o time mantenha os pés no chão. ''Só não podemos nos empolgar. O (técnico) Parraga está iniciando um trabalho e nós não podemos achar que uma vitória vai resolver todos os nossos problemas. Até a parada da Copa do Mundo, só vamos ter jogos difíceis'', comentou.
Em relação ao time que vai a campo, Parraga estuda escalar o esquema 3-5-2. Ele não contará com os volantes Pierre e Marcos Assunção, suspensos, com o zagueiro Léo, lesionado, e com o lateral-esquerdo Armero, que está servindo a seleção colombiana.



EM SÃO PAULO

São Paulo

Rogério Ceni; Alex Silva, Xandão e Richarlyson; Cicinho, Jean, Hernanes, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto e Fernandão. Técnico: Ricardo Gomes

Palmeiras

Marcos; Leandro Amaro (Vinicius), Maurício Ramos e Danilo; Vitor, Edinho, Márcio Araújo, Cleiton Xavier, Lincoln e Gabriel Silva; Ewerthon. Técnico: Jorge Parraga (interino)

Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Estádio: Morumbi
Horário: 20h30

mockup