Aurélio Albano
De Londrina
‘‘Vergonha!’’ Foi assim que os principais jornais colombianos noticiaram ontem, nas manchetes, a incrível goleada de 9 a 0 que sua seleção tomou do Brasil, no domingo, em Londrina, pelo Torneio Pré-Olímpico. Para o jornal El Colombiano foi a pior apresentação do futebol nacional em 43 anos: ‘‘Com sua pobreza futebolística, a Colômbia ressuscitou o Chile. Que vergonha! A apresentação em Londrina não admite outro qualificativo’’.
O jornal mostrou ainda que, na opinião de dirigentes, técnicos e jogadores do país, ‘‘o seguro matou a Colômbia’’, ressaltando que o time nacional se excedeu na confiança e menosprezou os brasileiros ‘‘que vinham jogando mal, mas sempre são candidatos a ganhar e podem fazer nove ou mais gols em qualquer time do mundo’’.
O jornal El Tiempo também estampou a palavra ‘‘Vergonha’’ na manchete: ‘‘Que não haja dúvidas: a partida em Londrina foi a pior humilhação do futebol colombiano na história’’ – diz o texto do enviado especial José Orlando Ascencio. Para ele, o que aconteceu com a equipe de Javier Álvarez foi inacreditável: ‘‘Só um desatre poderia tirar a Colômbia do quadrangular final do Pré-Olímpico. E o desastre aconteceu’’.
Na coluna ‘El tercer ojo’, o editor de esportes do El Tiempo, Gabriel Romero, destacou que o técnico Javier Álvarez havia ‘‘calado a boca’’ de alguns críticos com a vitória de 5 a 1 sobre o Chile, que classificaria o time para a fase final. Mas lembrou que ele também teria que advertir ‘‘que a seleção colombiana um dia está no céu, e em seguida despenca para o inferno’’. Ele opinou que agora se esperam renúncias, se referindo ao técnico da seleção.
Milagre – No lado oposto do drama colombiano, os jornais chilenos festejaram o ‘‘milagre’’ da classificação da seleção nacional para o quadrangular final do Pré-Olímpico. ‘‘Para a seleção sub-23 chilena o epitáfio já estava escrito com a humilhante derrota por 5 a 1 diante da Colômbia. Entretanto, no futebol não existem regras nem menos lógica’’, trouxe o jornal La Tercera del Chile, destacando que ‘‘enquanto a delegação ‘roja’ só permancia em terras brasileiras por causa do regulamento do torneio – já que o técnico Héctor Pinto admitia que já ‘estamos eliminados’ – acontecia o milagre’’.
O texto do La Tercera continuou: ‘‘O Brasil se transformou em nosso anjo da guarda e conseguiu o inacreditável. Com a magia que só podem exibir as equipes verde-amarelas, goleou a Colômbia por 9 a 0, dois a mais do que precisava o Chile. Não interessava quem ou como. O importante era que a bola transpassara a linha de gol, que o Brasil somara os necessários sete gols para eliminar a Colômbia e que o Chile se classificara para a segunda fase’’.
O jornal também trouxe declarações do técnico chileno Nelson Acosta sob o título ‘‘A soberba os liquidou’’, onde ele reclamou que os colombianos deveriam ser mais respeitosos com seus rivais. ‘‘Quando se depende de dois ou três gols, sempre se diz que é um caso impossível. Agora se comprova que nada é impossível na vida’’, disse Acosta.

mockup