Chile é o 1º desafio da Argentina
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de março de 2000
Sport Press
De São Paulo
Uma das maiores favoritas à classificação para a Copa de 2002, a Argentina inicia hoje, às 21h30, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, a sua caminhada nas Eliminatórias, contra o Chile, seleção que também tem grandes chances de obter uma das quatro vagas da América do Sul no Mundial que acontecerá em conjunto entre Japão e Coréia do Sul.
Outras três partidas Equador x Venezuela, Uruguai x Bolívia e Peru x Paraguai acontecem hoje pelas Eliminatórias, que seriam abertas ontem com Colômbia x Brasil, partida prevista para ser encerrada na madrugada de hoje.
Argentina e Chile, que possuem muitos jogadores atuando por clubes europeus, sofreram com as ausências de seus principais atletas na fase de preparação, e entram em campo tentando superar o desentrosamento.
Um exemplo é a equipe que o técnico argentino Marcelo Bielsa escalou para a estréia. Os 11 titulares nunca jogaram uma partida juntos e realizaram apenas um treino com a formação considerada ideal pelo treinador. Os principais jogadores só se juntaram ao grupo no último domingo.
Para piorar a falta de entrosamento, Bielsa ainda foi obrigado a cortar o meia Pablo Aimar, que sentiu uma lesão muscular na coxa direita, e precisará de cerca de um mês para se recuperar. O problema de Aimar deixou o grupo muito triste, mas o treinador procurou devolver o otimismo lembrando que a Argentina nunca perdeu para o Chile, em casa. Em 28 jogos, os chilenos conseguiram apenas quatro empates.
Bielsa apostará no esquema com três zagueiros, quatro meias e três atacantes para estrear bem na competição. Os maiores nomes da equipe são os meias Simeone e Verón e os atacantes Ortega, Batistuta e Claudio López.
A reclamação com o curto prazo para treinos também foi feita pelo técnico chileno Nelson Acosta, que não pôde contar com sua dupla de ataque, formada por Marcelo Salas e Iván Zamorano, na semana que antecedeu o confronto contra os argentinos. O problema não foi tão sentido quanto do lado adversário, o que dá confiança à seleção do Chile, que promete buscar a vitória. Respeitamos a Argentina, mas não temos medo. Não podemos ficar nos defendendo, senão tomaremos cinco gols, diz Zamorano.
O atacante da Inter de Milão defende que o Chile parta para cima da Argentina, não se intimidando com o fato de jogar fora de casa.
FICHA TÉCNICA
Argentina
Bonano; Pochettino, Ayala e Samuel; Zanetti, Simeone, González e Verón; Ortega, Batistuta e Claudio López. Técnico: Marcelo Bielsa
Chile
Ramírez; Maldonado, Reyes, Margas e Contreras; Ormazábal, Acuña, Tello e Pizarro; Salas e Zamorano. Técnico: Nelson Acosta
Árbitro: Byron Moreno (Equador)
Estádio: Monumental de Nuñez, em Buenos Aires
Horário: 21h30