O clima carregado do Londrina tem tudo para mudar. Pelo menos se depender do novo treinador. Esbanjando bom humor, Dirceu Mattos, 45 anos, foi apresentado ontem sem muito alarde, mas ele próprio tratou de fazer a festa de sua contratação. ''São 4.5 de pura raça e emoção'', brincou, ao dizer a idade.
Mattos brincou, contou ''causos'', relembrou da passagem pelo Tubarão como auxiliar-técnico de Freitas Nascimento e depois de Tadeu Martins, entre 2001 e 2002, mas também falou sério e engrossou a voz para avisar: ''Já deixei claro que quero um grupo, um conjunto que tenha o mesmo objetivo. Não importa quem é o jogador, vai jogar quem tem competência. Não é fácil vestir a camisa do Londrina. Tem que ter peito'', disse, já descartando que não vai aceitar palpites na escalação.
Ao falar do tempo de contrato, voltou a descontrair. ''Sou interino até a próxima partida. Enquanto eu estiver ganhando tenho contrato, comecei a perder, acabou. É assim que funciona'', comparou.
Mattos teve ontem o primeiro contato com o elenco que desconhece - trabalhou apenas com Ricardo Bueno, no Nacional. Na noite de quinta-feira, conversou por mais de duas horas com seu antecessor, Mauro Madureira, sobre os jogadores. Após a análise inicial, Mattos já deixou claro que quem chegar agora será em definitivo. ''Temos que começar a montar a base sólida. Chega de testes, pois não levam a nada. Se for pra vir mais alguém, quero que seja melhor dos que estão aqui'', determinou.
Ex-atacante, o rolandense Mattos começou a jogar justamente no Londrina, mas foi no Toledo que se profissionalizou, em 1982. Foi lá também que encerrou a carreira, em 97. Foram 23 clubes neste período, com destaque para o Atlético-PR.
A carreira de treinador, porém, é bem mais modesta. Suas três glórias foram conquistar a Segundona paranaense com a Portuguesa e evitar dois rebaixamentos do Nacional, além de colocar o time na Série C do Brasileiro em 2004. Este ano, ele trabalhou como auxiliar do técnico Itamar Bernardes na Adap Galo.
Com o Londrina, espera ganhar a tão esperada projeção e até exagera: ''O Londrina é diferente, tem uma importância no cenário mundial''.