Chama acesa
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de junho de 2016
Lucio Flávio Cruz<br>Reportagem Local 
Além de mostrar a história de todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o Museu Itinerante "Se Prepara Brasil O caminho do esporte até o Rio de Janeiro" despertou ainda mais o interesse dos londrinenses pelo Jogos Olímpicos do Rio 2016, que começam em agosto. A exposição, que ficou em Londrina na segunda e terça-feira, foi visitada por mais de mil pessoas.
Montado em uma carreta, o museu trouxe réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos de Atenas e também da tocha olímpica, que está passando por várias cidades brasileiros e que chega em Londrina na terça-feira. A exposição revelou ainda números sobre o Brasil nos Jogos, evolução dos esportes e dados sobre a preparação do país para receber as Olimpíadas.
"Achei tudo muito interessante. É uma forma também de resgatar a nossa autoestima e de nossos atletas também. Temos muita gente com potencial e acredito em uma boa participação brasileira nos Jogos", afirmou o aposentado Pedro Lopes, 66 anos, que saiu de Cornélio Procópio para visitar o museu.
Com exemplares de mascotes de várias edições dos Jogos, inclusive os do Rio de Janeiro Vinícius, das Olimpíadas, e Tom, da Paraolimpíadas - a exposição atraiu também muitas crianças. A professora Silvana Perotti, 55, levou o neto Leonardo, de 2 anos, que ficou deslumbrado com os bonecos. "Ele quer pegar todos e fiz questão de trazê-lo para ele se ambientar com o esporte", frisou. "O momento do país não é bom, mas atividades como esta servem para despertar ainda mais o interesse pelo esporte, principalmente nos mais jovens", avaliou.
Ao lado do caminhão itinerante, uma réplica da tocha olímpica também foi bastante visitada, sobretudo para garantir uma foto para a posteridade. Os irmãos Cecília e Leonardo Cordeiro, que praticam atletismo, também aprovaram a "viagem" pelo tempo dos grandes momentos olímpicos. "Foi legal ver a evolução desde a primeira sapatilha usada até as dos dias de hoje. A diferença é gigantesca", comentou Cecília, corredora da prova dos cinco mil metros. "A gente sai daqui motivado e com um sonho de um dia também estar em uma Olimpíada. Quem sabe em 2020 ou 2024", apontou Leonardo, de 16 anos, que integra a equipe de atletismo de Londrina e é especialista na prova do decatlon.
De Londrina, o museu itinerante segue para Cascavel e ainda vai passar por Curitiba. O destino final será o Rio de Janeiro, onde o caminhão vai chegar no dia 31 de julho. A exposição ficará aberta durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Parque Madureira e Porto Maravilha.


