O ‘‘goleador’’ César Sampaio teve ontem seu dia de Ronaldinho. Ninguém da seleção brasileira foi mais entrevistado do que o volante que, em três jogos na Copa do Mundo (suspenso, ele não enfrentou a Noruega), marcou três gols, tantos quanto o maior jogador do mundo. ‘‘O Ronaldinho pode ficar tranquilo, que não sou ameaça para ele’’, disse, sorridente, o jogador do Yokohama Flugels. ‘‘Não me sinto artilheiro, nunca me preparei para isso, não sei o que é ser artilheiro’’, afirmou o jogador, que jamais havia feito antes dois gols numa só partida.
O religioso César Sampaio está certo de que, a partir de agora será mais marcado nos lances de bola alta na área adversária. ‘‘Mas vocês vêem que estamos treinando esse tipo de jogada e ela não acontece por acaso.’’
Ontem ele aproveitou o dia de folga para ir a Paris, com uma listinha de presentes para a mulher, Cristina, as filhas, Gabriela (5 anos) e Priscila (3), a mãe, Benedita, e o pai, Tarquino. ‘‘Quero relaxar um pouco, esquecer isso tudo e comprar uns perfumes’’.
O volante, antes do jogo contra o Chile, reforçou-se psicologicamente lendo os livros dos Salmos e dos Provérbios da Bíblia, além da Carta de São Paulo aos efésios, no capítulo 6, ‘‘que fala sobre a armadura de Deus para superar as adversidades’’.
Ele prefere a serenidade à vibração incontida. ‘‘A Copa do Mundo era um sonho, fazer gols, então, é um sonho muito maior, mas apenas após o penta, uma conquista real, devemos extravazar’’, disse, confiante. ‘‘Tenho sempre os pés no chão e sei que atingimos apenas parte do nosso objetivo.’’
Ele participa, diariamente, de reuniões religiosas com vários jogadores. Mas há também as reuniões de trabalho. ‘‘Toda semana a gente vem se reunindo, passando vídeos, vendo o que pode ser explorado de fraco no adversário’’, afirmou.

mockup