O secretário de esportes e turismo do Paraná, Osvaldo Luiz Magalhães dos Santos, lança hoje, às 15 horas, o Centro de Excelência do Basquete, que deverá funcionar no Moringão e com 12 cidades pólos em todo o Estado. Na semana passada a vice-governadora Emília Belinati fez o anúncio da criação do Centro em Londrina, após conversa que ela teve com o governador Jaime Lerner. O prefeito Antônio Belinati é quem recebe o secretário, às 15 horas. Após o lançamento oficial do Centro de Excelência, Osvaldo dos Santos e Ubiratan Pereira Maciel, que vai coordenar todo o projeto no Paraná, com sua equipe, estarão à disposição da imprensa para esclarecer como vai funcionar o CE e outras informações sobre patrocínio, que está para ser negociado nos próximos dias. Ontem à tarde, o gabinete da vice-governadora confirmou a presença de Emília Belinati no ato solene.
O projeto criado pela secretaria e pela Paraná Esportes vai movimentar mais de cinco mil crianças em todo o Paraná e a exemplo do que acontece no voleibol, com o Rexona, que dentro de mais alguns anos, a equipe estará absorvendo os atletas feitos nos núcleos. A idéia é o Paraná ter inúmeros representantes em Olimpíadas, a partir de 2004.
Uma das razões pela criação do Centro de Excelência em Londrina é a campanha que o Grêmio Londrinense está realizando no Campeonato Nacional de Basquete Masculino, ocupando, hoje, a sétima colocação entre as 12 maiores equipes do basquete brasileiro. A presença da equipe e do técnico Ênio Vecchi, bem como da diretoria do Grêmio, também foi confirmada no final do dia de ontem. Mas é possível que atletas que defenderam Londrina, inclusive as jogadoras que atuaram com a vice-governadora, deverão estar presentes, no importante acontecimento esportivo para a cidade e região.
LigaO Independiente, de General Pico (província argentina de La Pampa), garantiu o primeiro lugar no grupo D da Liga Sul-Americana de Basquete Masculino, ao derrotar terça-feira à noite o Report Valtra Mogi, do Brasil, por 109 x 106. O Independente lidera o grupo D com 10 pontos, seguido pelo Report Valtra Mogi, com 8.

mockup