CBF não libera trio do Santos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Leonardo Maia <br> Agência Estado 
Rio - O diretor de seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Andrés Sanchez, confirmou ontem, no Rio de Janeiro, que a entidade não irá atender ao pedido feito pelo Santos de liberar o goleiro Rafael, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar para o jogo deste domingo contra o Internacional, em Porto Alegre, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Sanchez, sempre com seu estilo arredio, disse que é inviável liberar os jogadores para o Santos sob pena de ter de liberar todos os outros que atuam em clubes brasileiros - casos de Lucas e Bruno Uvini (São Paulo) e Oscar e Leandro Damião (Internacional).
Privar o técnico Mano Menezes de tantos atletas na reta final de preparação antes do embarque para Londres, na próxima segunda-feira, para a disputa da Olimpíada, prejudicaria muito o trabalho tanto do treinador quanto dos preparadores físicos.
A participação de Rafael, Paulo Henrique Ganso e Neymar neste confronto em Porto Alegre foi vista como temerária pela comissão técnica da seleção, também preocupada com o desgaste que o confronto provocaria nos jogadores, que ainda teriam de viajar do Rio de Janeiro a Porto Alegre e depois retornariam logo em seguida para a capital carioca, de onde embarcam para a Inglaterra.
''Seria muito difícil liberá-los no sábado para jogarem no domingo e depois voltarem na segunda para uma viagem longa. Isso prejudicaria o nosso trabalho aqui'', ressaltou o preparador físico da seleção brasileira Carlinhos Neves, nesta sexta.
Sanchez ainda despistou ao ser questionado sobre qual será a premiação destinada aos jogadores da seleção em caso de conquista da inédita medalha de ouro para o futebol do Brasil em uma Olimpíada. O dirigente apenas se limitou a dizer que vão ser distribuídas 40 cotas de premiação, de acordo, por exemplo, com o tempo de participação de cada um nos duelos da seleção no torneio olímpico.
Ao ser indagado por um repórter se a premiação por jogador giraria em torno de R$ 80 mil, um valor hipotético apresentado pelo profissional de imprensa, Andrés primeiro disse que ''vai ser bem mais do que isso''. Pressionado a revelar a quantia estipulada, porém, o dirigente voltou atrás e disse que ''será bem menos'' do que os hipotéticos R$ 80 mil.
Numeração
Oscar terá a responsabilidade de vestir a camisa de número 10 da seleção brasileira no torneio olímpico. Nesta sexta, a Fifa divulgou a lista de inscritos e a numeração dos jogadores que vão participar da Olimpíada e confirmou o atleta do Internacional com a mítica 10.
A escolha é mais uma indicação de que Oscar será titular da seleção brasileira na Olimpíada. O meia conquistou a confiança do técnico Mano Menezes durante a recente série de amistosos. Já o meia Paulo Henrique Ganso, que deverá ser o reserva imediato de Oscar, foi inscrito com a camisa de número 16.
Como esperado, o centroavante Leandro Damião será o 9, enquanto que Neymar vestirá a número 11.
Titular nos últimos amistosos da seleção e com mais de 23 anos, o atacante Hulk foi inscrito com o número 12, que tradicionalmente utiliza no Porto. Já o meia Lucas, que pode disputar uma vaga de titular com o jogador do time português, será o 7, que também é o seu número no São Paulo.


