O Paraná Clube está em festa. O tricolor foi incluído na Copa do Brasil com a desistência do Bandeirantes, do Distrito Federal, um dia depois da Confederação Brasileira de Futebol informar sobre a exclusão do time. O Estado fica agora com quatro vagas: Atlético, Coritiba, Malutrom e Paraná.
A novidade deixou a diretoria eufórica. ‘‘Agora é ver a tabela e ganhar o primeiro jogo’’, comemora Ênio Ribeiro, presidente do tricolor. ‘‘As ponderações do Paraná à CBF foram convicentes. Com a desistência do Bandeirantes não tinha como eles não convidarem o Paranᒒ, completou.
A conversa, no Rio de Janeiro, entre o superintendente do Paraná, Ocimar Bolicenho, o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF) Onaireves Moura e Marco Antônio Teixeira, representando o presidente da CBF Ricardo Teixeira, resultou na inclusão do time tricolor.
‘‘A CBF que procure outro Cristo para pregar na cruz porque o Paraná já está cansado’’, disse Moura.
A dúvida agora é se o Paraná está na primeira divisão, promessa compensatória pela, até então, exclusão da Copa. ‘‘Nós não precisamos de nenhuma promessa para ficar na primeira divisão. Futebol a gente joga dentro do campo. Para mim, o Paraná está na primeira divisão e na Copa do Brasil‘‘, disse Ocimar Bolicheno.
O Paraná Clube encaminhou protesto a CBF, na terça-feira passada, por se sentir lesado em relação a outros estados brasileiros. Goiás tem um time na série A, nenhum título brasileiro e quatro equipes na Copa do Brasil. Os paranaenses têm agora três clubes na série A e um título brasileiro.
Até agora não se sabe quais foram os critérios usados pela CBF na elaboração da lista dos 64 clubes participantes. Em fevereiro, em um documento distribuído pela CBF, constava que os dois finalistas do Módulo Amarelo da João Havelange, Paraná e São Caetano, teriam presença na Copa do Brasil.
O São Caetano não participa porque estará disputando a Libertadores, ao lado do Vasco, Palmeiras e Cruzeiro, que também estão fora da Copa do Brasil.
Segundo Ricardo Teixeira o convite ao Malutron aconteceu porque ‘‘o time fez uma brilhante campanha em 2000 e até a semana passada era líder do Estadual. Além disso, escolher os times não é fácil. É colocar pé 52 em sapato 43.
Tem pressão de todo lado’’. O Paraná Clube já participou de oito edições da Copa do Brasil mas em nenhuma foi além das quartas-de-final. Por duas vezes ele foi eliminado na primeira fase do torneio.