CBF lança nova camisa azul da seleção
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Agência Estado 
Rio - A CBF apresentou ontem o novo uniforme número 2 da seleção brasileira, em azul, inspirado na camisa utilizada na final da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, quando o Brasil conquistou seu primeiro título mundial, ao vencer os donos da casa por 5 a 2. A diferença em relação ao uniforme anterior são os detalhes em amarelo, inclusive os números, assim como na camisa usada na decisão do Estádio Rasunda, em Estocolmo.
Os campeões do mundo Djalma Santos e Zito participaram do evento de apresentação da camisa. Na época, o Brasil soube na véspera do jogo que teria de jogar com o uniforme reserva, e a comissão técnica teve de improvisar, com o chefe de delegação, Paulo Machado de Carvalho, comprando uniformes azuis de última hora. Os números foram recortados das camisas amarelas, usadas nos jogos anteriores, e costurados pelo massagista Mário Américo.
''Quando ele cortou este número e costurou, eu falei para ele que estava ótimo. Mas hoje, olhando bem, dá pra perceber que eu só quis agradar'', brincou Djalma Santos, mostrando a camisa número 4 usada por ele na final de cinquenta anos atrás. ''Essa camisa nova é ótima, parece à prova d'água. A antiga, quando molhava, pesava uns dois quilos'', recordou. O modelo da Nike, que deve chegar às lojas com preço entre R$ 170 e R$ 250, pesa menos de 300 gramas e tem uma tecnologia que impede a absorção da água.
Garrincha
Os dois bicampeões mundiais aproveitaram a cerimônia para homenagear Garrincha, cuja morte completou 25 anos no domingo. ''Foi um eterno brincalhão. Não dava para exigir nada dele e não dava para brigar. Ele fazia o que queria. Mas, jogando o futebol que jogava, era melhor continuar daquele jeito mesmo'', disse Zito.
Os dois também pediram profissionalismo e amor à camisa aos jogadores que defendem atualmente a seleção. ''Vestir a camisa do Brasil significa que o jogador chegou ao seu auge'', afirmou Djalma Santos, que jogou quatro Copas do Mundo - 1954, 1958, 1962 e 1966. ''Profissionalismo é fundamental. Para vestir a camisa do Brasil tem de encarar o futebol com mais seriedade e responsabilidade ainda'', completou Zito, que participou dos Mundiais de 1958, 1962 e 1966.
Convocação
A festa pelos 50 anos da primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil continua no dia 26 de março, uma quarta-feira: a seleção estréia a nova camisa azul num amistoso contra a própria Suécia, no Emirates Stadium, em Londres. Antes disso, o Brasil enfrenta a Irlanda, no dia 6 de fevereiro, em Dublin, no Croke Park Stadium - será o primeiro amistoso da seleção brasileira em 2008.
A convocação será feita hoje, às 15 horas, quando o técnico Dunga concede entrevista coletiva na sede da CBF, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio).


