CBF convoca eleição de vice para tentar barrar rival de Del Nero
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de dezembro de 2015
Sérgio Rangel<br> Folhapress 
Rio - Novo presidente da CBF, o deputado federal Marcus Vicente (PP-ES) convocou ontem uma eleição para escolher o vice-presidente que substituirá José Maria Marin. O cargo está vago desde a prisão do cartola, em maio, na Suíça. A eleição será realizada no dia 16.
O novo pleito faz parte da estratégia arquitetada por Marco Polo Del Nero para impedir a posse do presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto. Pelo estatuto da entidade, o vice mais velho assume em caso de renúncia. Opositor de Del Nero, Peixoto tem 74 anos. A intenção da cúpula da CBF é conseguir eleger um candidato ainda mais idoso.
Na noite desta quinta-feira, Del Nero se licenciou da presidência após ser indiciado pela Justiça dos EUA. Ele foi acusado de fazer parte de um esquema de recebimento de propina no futebol. Marin foi indiciado suspeito de integrar o mesmo esquema. A CBF tem cinco vices. Na noite de quinta, Del Nero nomeou Vicente, que é vice da região Centro-Oeste, para substituí-lo por 150 dias. Presidente da CPI do futebol, o senador Romário (PSB-RJ) classificou como golpe a escolha de Vicente. "Hoje é um grande dia para o futebol brasileiro. Apesar de estar feliz, não posso deixar de dizer que isso é mais um golpe aplicado pela CBF", disse o senador. "O Del Nero sair de forma melancólica, rasgando o estatuto da entidade. Nem conheço o Delfim Peixoto, mas a regra tem que ser respeitada", acrescentou.
De acordo com o edital publicado no site da CBF, a escolha do novo vice será feita pelos 27 presidentes de federações e pelos 40 representantes dos clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro. Peixoto não comentou a decisão da CBF. Nesta sexta, a maioria dos presidentes de federações almoçou com Del Nero e Vicente na sede da entidade. O catarinense não foi chamado para o encontro. Ele está em Santa Catarina.
O novo presidente da CBF preferiu não comentar sobre o trabalho de Dunga no comando da seleção brasileira. O treinador é contestado por parte dos dirigentes da CBF e dos torcedores. "Não vou falar sobre isso. Temos que ter calma", disse Vicente.


