A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) suspendeu os jogos das últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino, que estava sendo disputado em Ponta Grossa. O município era sede da Conferência Hélio Rubens, da qual participava o Londrina Basketball.

A decisão foi tomada após a prefeitura de Ponta Grossa publicar um decreto na noite de quinta-feira (25) com medidas restritivas de circulação para conter o avanço da Covid-19 na cidade. Um dos itens do texto proíbe a prática de atividades esportivas. "Ficam proibidas: as atividades esportivas coletivas como futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol, futevôlei, vôlei de areia e similares".

Mais seis partidas estavam programadas para sábado (27) e domingo (28). De acordo com a CBB, os jogos adiados serão disputados na cidade de Brusque, em março, que vai abrigar o returno da competição.

"Entendemos que é uma questão de saúde pública. E respeitamos a Lei. Nunca faríamos o contrário. De qualquer forma, ficamos felizes que a Secretaria de Esportes da cidade de Ponta Grossa e também a área de saúde, tenham elogiado nosso protocolo. Agora, vamos trabalhar para reprogramar os jogos para Brusque", explicou Alex Oliveira, coordenador técnico do Brasileirão, ao site da CBB.

Depois da três rodadas iniciais do primeiro turno da Conferência Hélio Rubens, Ponta Grossa lidera com seis pontos, seguido por Corinthians (RS) e Joinville, com cinco, Maringá e Brusque, quatro, e Londrina, com três.