Rio - A mascote dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, foi batizada com o nome de ''Cauê'', na noite de domingo, aos pés do Cristo Redentor, no Corcovado. Para sair vencedor da disputa, Cauê recebeu 465.408 votos, do total de 1.226.563, e deixou em segundo Kuará, 388.404, e, em terceiro, Luca, 372.751.
Cauê é derivado da saudação tupi Auê, que quer dizer Salve!. Em dicionários de nomes próprios significa homem bondoso que age com inteligência. Alguns escritores afirmam ainda, que Cauê é uma bebida tupi (Kawi) que confere poderes de bondade e sabedoria. Reza a lenda que Cauê seria o filho de uma branca européia com o cacique Ararê e, por isso, representa a mistura de raças no Brasil e a colonização do Rio de Janeiro.
''A partir de agora serão licenciados diversos produtos com a exposição da Mascote e o CO-RIO (Comitê Organizador dos Jogos) tem certeza do sucesso comercial desta iniciativa que contribuirá para o financiamento dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos'', disse o secretário Geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório.
E explorar a mascote dos Jogos já representa um desafio para o CO-RIO. Enquanto a boneca oficial da mascote começará a ser entregue somente no dia 15, ao custo de R$ 32,90, os vendedores ambulantes do camelódromo do Rio já vendem o objeto ''pirata'' ao preço de R$ 5,00.
A votação para a escolha do nome da mascate do PAN-2007 começou em 13 de julho, quando foi celebrada a marca de um ano para a realização da disputa e o ''sol''foi apresentado como símbolo. Os brasileiros puderam votar pela internet, urnas eletrônicas itinerantes em várias capitais brasileiras, por telefone celular e cédulas de papel.

mockup