O departamento amador do Londrina Esporte Clube começa a viver a partir de amanhã uma nova realidade. A Londrina Júnior Team, empresa criada para administrar as categorias de base do Tubarão, inicia o trabalho para revelar novos talentos para o clube. Liderada pelo empresário Iran Campos dos Santos, ex-presidente do clube e também ex-patrono das divisões de base, a Londrina Team firmou uma parceria de 5 anos com o Londrina e apresenta uma estrutura de fazer inveja.
A manutenção da equipe será possível com as cotas mensais vendidas ao empresariado da cidade. Foram colocadas à venda 100 cotas a R$ 500,00, sendo que metade delas já foi comercializada. A meta é ter uma arredacação mensal de R$ 50 mil, suficiente para bancar todas as depesas com moradia dos atletas, alimentação, viagens e salário das comissões técnicas, entre outros itens. O contrato firmado com o Londrina prevê que o clube ficará com 50% do valor da venda de qualquer jogador. O restante será dividido entre os cotistas.
O coordenador técnico da Londrina Team, Ariobaldo Frisseli, o Dedé, destaca que os garotos das divisões de base serão avaliados com base científica. A primeira etapa do trabalho envolve os juvenis e juniores remanescentes da temporada passada. Todos eles deverão se apresentar hoje, às 14 horas, no Estádio VGD, aos técnicos Márcio Alcântara (juniores) e Paulo Marino (juvenil). ‘‘Vamos fazer um levantamento completo de cada jogador. Todos eles também farão uma avaliação com a fisioterapeuta Cristiane Guerino Macedo para checar se têm alguma contusão’’, explicou ele.
Um convênio estabelecido com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde Dedé é professor, permitirá que os atletas tenham todo tipo de assistência: médica, fonoaudiológica, psicológica e fisioterápica, entre outros. O Laboratório Osvaldo Cruz fará examos gratuitos nos atletas. Os garotos da região que tiverem interesse em defender o Londrina poderão ir até o VGD ou ligar para o telefone (43) 339-6120. Mas antes de fazer qualquer teste prático, os jogadores terão toda a documentação avaliada para evitar possíveis casos de ‘‘gatos’’ (jogador que altera a idade).
Quem está empolgado com o trabalho no clube é o técnico Márcio Alcântara, 38 anos. Revelado no Londrina, Márcio defendeu Palmeiras e Sport Recife com destaque e ‘‘virou’’ técnico em 1996 no próprio Tubarão. Dirigiu o time em cinco jogos da Série B do Brasileiro e acabou demitido. De lá pra cá, optou por ensinar futebol a crianças até 15 anos em uma escolhinha da cidade. ‘‘O que me atraiu foi essa estrutura que me ofereceram. Fico na expectativa que o trabalho seja realizado dentro daquilo que foi planejado’’, disse o ex-zagueiro, que concluiu a faculdade de Educação Física e a pós-graduação em fisiologia do exercício.

mockup