O anfitrião da maratona de Curitiba, o prefeito Cássio Taniguchi, concordou ontem com a crítica de boa parte dos atletas de que a falta de incentivo financeiro no Paraná está levando muitos desportistas a buscar ‘abrigo’ em outros estados. ‘‘Temos observado que os nossos corredores têm se deslocado por falta de estrutura aqui’’, declarou.
Na sua opinião, ainda vale a pena investir no atletismo. ‘‘Há sempre uma retribuição para a cidade. A maratona nos custou R$ 200 mil. Conseguimos o dinheiro com patrocínio, mas se tivéssemos que desembolsar mais, o faríamos’’, garante o prefeito, que desde às 7 horas acompanhou a movimentação dos corredores no autódromo de Pinhais.
Taniguchi aposta no projeto Vila Olímpica, promessa de campanha do governador Jaime Lerner, para reverter a situação e estancar a evasão. O prefeito disse ainda que vai atender a reivindicação dos corredores que participaram da maratona ontem. ‘‘Vamos evitar as subidas e as descidas’’, garantiu. Taniguchi reafirmou que a prefeitura está disposta a realizar a prova por três anos consecutivos e cumprir as exigências da Federação Internacional de Atletismo Amador para colocar a maratona em circuito internacional. (L.D)

mockup