Cascavel recebe penúltima etapa do Brasileiro de Grand Turismo
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de dezembro de 2012
Reportagem Local 
Depois da Fórmula Truck, Stock Car e o Moto 1000 GP, Cascavel volta a receber mais uma categoria nacional no revitalizado Autódromo Zilmar Beux de Cascavel. Com expectativa de público superior a 20 mil pessoas neste domingo, os chamados carros de sonhos do Campeonato Brasileiro de Grand Turismo (GT) medirão forças na penúltima etapa da temporada, que terá na programação de suporte corridas do Mercedes-Benz Grand Challenge e do Elf Superbike.
Considerada como preliminar de luxo, a Mercedes-Benz Grand Challenge compete com o Mercedes-Benz C250 praticamente igual aos modelos de rua, apenas acrescido dos equipamentos de segurança, como o Santantônio de proteção e rodas especiais, além de utilizar os pneus slick de competição. A novidade é que os carros na pista utilizam câmbio automático de cinco marchas, o que a torna a única categoria no Brasil, talvez no mundo, com tal característica. O que gera uma tocada toda especial.
"No começo, estranhei. Acho que todos os pilotos estranharam também", considera Márcio Campos, que corre em dupla com o pai João Campos. Ele aponta a principal característica da utilização do câmbio automático em relação ao comum. "A troca de marcha é mais lenta, o piloto fica dependente do carro, nunca tem um controle total sobre o câmbio", finaliza o piloto da Sicredi Racing.
A corrida da categoria que utiliza o Mercedes-Benz C250 Turbo terá largada às 10h45. Às 12h, começa a corrida do Brasileiro de GT, tendo na pista carros cobiçados como Audi, BMW, Corvette, Ferrari, Aston Martin, Lotus, Mercedes-Benz, Lamborghini e Maserati. Cléber Faria e Duda Rosa, pilotos de um Mercedes-Benz SLS AMG "asa-de-gaivota", lideram a GT3, categoria principal. Na GT4, a liderança é de Alan Hellmeister/Sérgio Laganá, com Aston Martin Vantage. O encerramento da programação terá as supermotos do Elf Superbike, às 13h35. A próxima e última etapa do ano do evento GT será em Interlagos no próximo dia 16 de dezembro.


