O Cascavel CR foi suspenso por 180 dias e multado em R$ 20 mil pela falsificação de testes da Covid-19 no Campeonato Paranaense. A punição veio após julgamento no TJD-PR (Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná), na noite de terça-feira (4). O clube vai recorrer da decisão e a suspensão só entrará em vigor após esgotadas todas as esferas de recursos na justiça esportiva. Com isso, o clube segue disputando normalmente o Estadual.

Athletico venceu o jogo disputado na Arena da Baixada por 3 a 1
Athletico venceu o jogo disputado na Arena da Baixada por 3 a 1 | Foto: Du Caneppele/Ofotográfico/Folhapress

O clube do Oeste foi denunciado pela Procuradoria do TJD-PR por ter falsificado 14 exames da doença antes da partida contra o Athletico, em abril. Na ocasião, quatro atletas chegaram a ser afastados do jogo pela Federação Paranaense. Outras 14 pessoas do clube foram denunciadas no Tribunal, mas o único punido pela 2ª Comissão Disciplinar foi o diretor da equipe, Anthony Perekles Gonçalves de Almeida, filho do presidente do CCR, Tony de Almeida. O dirigente levou 360 dias de suspensão e foi multado em R$ 10 mil.

A denúncia contra o Cascavel CR e as 14 pessoas ligadas ao clube, entre jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes, foi baseada nos artigos 191 e 234 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). O primeiro artigo trata do descumprimento do regulamento e o segundo da falsificação de documento público ou particular. A Procuradoria do TJD-PR também informou que irá recorrer da decisão.

O protocolo da Federação Paranaense exige que os clubes façam exames RT-PCR antes de todas as partidas do Estadual, com validade de pelo menos três dias antes da data do jogo. Na esfera criminal, a Polícia Civil do Paraná abriu inquérito para apurar e os responsáveis podem ser indiciados por falsificação de documentos.

Londrina

O técnico Roberto Fonseca deve repetir o time do Londrina para o confronto com o Coritiba, domingo (9), às 18h, no estádio do Café. O treinador não teve novos problemas de contusão e suspensão e como a atuação nos 4 a 0 sobre o Cascavel CR agradou ao comandante, a formação será mantida.

Fonseca poderá contar com os três últimos jogadores que foram inscritos para o Paranaense. O zagueiro Augusto, o volante Zé Ricardo e o atacante Tiago Orobó já estão à disposição.

Orobó assinou contrato até o fim de 2021 e chega por empréstimo do Fortaleza. "Já tive uma conversa com o treinador e já expliquei para ele como gosto de jogar. Apesar de ter uma boa altura, comecei como meia e isso facilita para poder jogar pelos lados, que foi como atuei boa parte da minha carreira", afirmou o atacante de 1,90m.

Depois da primeira vitória no Paranaense, Fonseca deve repetir o time no duelo com o Coritiba
Depois da primeira vitória no Paranaense, Fonseca deve repetir o time no duelo com o Coritiba | Foto: Gustavo Oliveira/LEC

Antes de encarar o LEC, o Coritiba entra em campo nesta quinta-feira (6) para enfrentar o rival Athletico, às 17h40, na Arena da Baixada. O Atletiba é uma partida atrasada da sétima rodada. O Coxa vem de derrota para o FC Cascavel e ocupa a segunda colocação, com 13 pontos.

Já o rubro-negro é o sétimo colocado, com nove pontos. Para o clássico, o time de aspirantes será reforçado com alguns jogadores reservas que ficaram no banco no jogo contra o Melgar pela Sul-Americana, como Jadson, Aguilar, Matheus Babi, Nicolas, Khellven e Yago.

Leia mais sobre o LEC

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link