Não há dúvidas que o talento para o esporte está no sangue da família Iwama. Mesmo assim, os pais fazem questão de orientar os filhos, pois sabem muito bem que a vida de atleta não é fácil. ''Para se tornar um atleta é difícil, tem que ter a oportunidade certa e a gente procura passar a experiência que a gente tem'', afirma Milton Iwama.
O chefe da família conta, por exemplo, que quando Lucca vai às competições de taekwondo a expectativa é grande em torno do ''Miltinho'', como às vezes é chamado em referência ao nome do pai. Por ser filho de quem é, todos esperam um excelente desempenho do garoto. Algo que Iwama tenta amenizar não ficando tão próximo na hora das lutas e, claro, através de conversas com o filho. ''Eu tento não deixar que a expectativa vire pressão'', explica.
A vida fora do esporte é outra questão que o casal dá importância. Segundo Iwama, o estudo vem sempre em primeiro lugar. ''O esporte desenvolve apenas a parte física, mas é preciso desenvolver também a parte da mente'', afirma o pai. ''E eles são muito bons alunos'', complementa a mãe Cristiane.
Murilo concorda com o pai e pretende se formar em administração. Ele já começou o curso e precisou trancar por questões da universidade, mas assim que possível pretende retornar. ''É uma prioridade para mim quando assino contrato com algum clube, tem que ter o estudo incluso'', declara o jogador de basquete.
Cristiane também ressalta a importância do lazer e descanso para os filhos, principalmente os que ainda são crianças. ''É muito legal ver eles brincando entre si. E por ter sido atleta a gente procura apoiar sem pressionar. Se eu percebo que um deles está muito cansado para treinar já falo se não quer faltar. Apesar que geralmente eles não topam, querem treinar mesmo assim''. (J.F.)

mockup