O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou a liberação da eletrônica na Fórmula 1. Em um comunicado oficial divulgado ontem, a entidade libera os sistemas eletrônicos utilizados que estavam proibidos desde 93. Entre os controles liberados estão o controle de tração, o câmbio automático e o diferencial eletro-hidráulico.
O controle de tração age de forma a evitar que as rodas girem em falso. O diferencial eletro-hidráulico contribuirá também para melhorar a tração do carro. O câmbio automático entra no lugar do semi-automático de hoje. Ele permitirá que as marchas sejam substituídas sem a interferência do piloto. A liberação só vai valer porém, a partir da quinta etapa do Mundial - o GP da Espanha, marcado para o dia 29 de abril.
Rubens Barrichello, da Ferrari, conseguiu o melhor tempo da pré-temporada de testes da F-1, com 1m18s605. A marca de Barrichello foi alcançada no dia 3 de fevereiro, na Catalunha. Todas as equipes, exceção feita à Minardi,desde o dia 21 de janeiro, testes com os novos carros que serão utilizados no tamporada 2001.
No último dia de testes, os dois pilotos da McLaren-Mercedes conseguiram ontem tempos muito parecidos, já que o austríaco Alexander Wurz marcou 1m19s914, enquanto que o finlandês Mika Hakkinen conseguiu 1m19s975.
Os tempos de ontem dos pilotos de McLaren-Mercedes, no entanto, foram mais de um segundo mais lentos que o melhor tempo do Circuito da Catalunha, conseguido por Barrichello no dia 3 de fevereiro.
Correndo o risco de ser processado pelo tetracampeão mundial Alain Prost, o espanhol Pedro De La Rosa afirmou ontem que não agiu de má-fé ao assinar com a Jaguar. Segundo o piloto, quando o convite foi feito, o acordo com a Prost ainda não havia sido acertado.