Carros não poderão ter anúncios de cigarros
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de março de 1998
Castilho de Andrade Agência Estado 
A Fórmula 1 e Fórmula Indy iniciam a temporada de 98 sob o impacto da legislação internacional que restringe a publicidade de tabaco. Na F-1, a princípio, ela só estará definitivamente banida em 2006 mas a ameaça de novas ações persiste. Na Indy, este será o último ano que os logotipos de marcas de cigarro poderão aparecer nos carros.
Na Europa, a situação ainda é confusa. Embora a Comissão de Ministros de Saúde da Comunidade Européia tenha fixado a data de 30 de outubro de 2006 para proibir toda a veiculação de publicidade de tabaco nos eventos esportivos, a Bélgica criou uma legislação própria e pretende banir o cigarro de atividades esportivas e culturais em 99. Nos EUA, os cigarros já estarão proibidos em 99.
ProblemasF-1 e Indy atravessam problemas financeiros que poderão se agravar com a legislação antitabaco. Na F-1 que já teve até provas de pré-qualificação por causa do número excessivo de carros, a redução de equipes tornou a seleção de pilotos muito difícil. Equipes como a Pacific, Forti Corse, Syntek, Zakspeed e outras fecharam suas portas.
Na Indy, a Cart aposta até no mercado financeiro para equilibrar as finanças, hipótese já cogitada por Bernie Ecclestone mas encarada com reservas pela maioria dos grandes construtores.
A McLaren, embora não conte com pilotos de eficiência comprovada, aparece como uma das favoritas ao lado da Williams e Ferrari. E a renovada equipe da Benetton também merece respeito.
Jacques Villeneuve, Michael Schumacher, Mika Hakkinen e/ou David Coulthard, Giancarlo Fisichella e/ou Alexander Wurz devem dividir os melhores resultados. Como incógnita, a Jordan de Damon Hill.
Na Indy, os pilotos brasileiros têm condições de se recuperarem da fraca temporada passada onde venceram apenas uma corrida. Pelo menos, Gil de Ferran, Maurício Gugelmin e Christian Fittipaldi contam com pacotes técnicos eficientes. Alessandro Zanardi, Jimmy Vasser, Greg Moorer, Michael Andretti, Mark Blundell são os que possuem mais chances.


